20/10/2010
Os programas Plantão Saúde de novembro já foram enviados às emissoras de rádio da Rede de Comunicadores pela Saúde. Nesse mês, as pautas falam de Saúde Bucal, Obesidade Infantil, Assédio Moral e Planejamento Familiar.
Há doze anos, a série radiofônica Plantão Saúde tem como objetivo orientar a população sobre o combate e prevenção de problemas de saúde pública, as políticas públicas na área da saúde e a importância da comunicação para ajudar na resolução desses problemas. A produção e distribuição dos programas são feitas pela OBORÉ. Já a veiculação do conteúdo com dia e horário definidos fica por conta das 300 emissoras parceiras da Rede de Comunicadores pela Saúde. Contando com rádios comerciais, educativas e comunitárias, a Rede atinge 3.131 municípios brasileiros e cerca de 30 milhões de pessoas.
Em breve, os programas estarão disponíveis para audição aqui no site da OBORÉ.
Confira abaixo a programação detalhada dos quatro programas de novembro:
PROGRAMA 527 – SAÚDE BUCAL
Muita gente não tem o hábito de escovar os dentes depois das refeições. Esse descuido favorece o surgimento de cárie e inflamações na gengiva. O dentista Paulo Capel Narvai, mestre e doutor em Saúde Pública e professor da Faculdade de Odontologia da USP, esclarece que ações simples, como a escovação e o uso do flúor na água, reduz de forma significativa índices de cárie.
PROGRAMA 528 – OBESIDADE INFANTIL
Nos últimos 20 anos o número de casos de obesidade infantil aumentou em cinco vezes no país. Estimativas indicam que hoje, cerca de 10% das crianças brasileiras estão acima do peso ideal. O Dr. Marcio Mancini, chefe da Liga de Obesidade Infantil da Faculdade de Medicina da USP, a Dra. Ana Cristina Simões, nefrologista pediátrica e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, e Roseli Resende, enfermeira da Associação Diabetes Juvenil, falam como prevenir e tratar esse problema de saúde pública que afeta nossas crianças.
PROGRAMA 529 – ASSÉDIO MORAL
Prática comum nos ambientes de trabalho brasileiro, o assédio moral se revela por atos e comportamentos agressivos que visam, sobretudo, a desqualificação e desmoralização profissional do empregado. O assédio moral torna o ambiente de trabalho desagradável, insuportável e hostil, levando em muitos casos o pedido de demissão do empregado, além de desencadear problemas de saúde de ordem orgânica e psíquica. Para falar sobre esse assunto, convidamos a Dra. Margarida Barreto, médica do trabalho e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PROGRAMA 530 – PLANEJAMENTO FAMILIAR
O Dr. Adson França, assessor especial do Ministério da Saúde, e o Dr. Marcelo Vieira, médico urologista, falam sobre a vasectomia e sua incorporação ao Programa Nacional de Planejamento Familiar. Eles ainda esclarecem as principais dúvidas e mitos que cercam o procedimento da vasectomia.
|