Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Exposição de Elifas Andreato termina neste domingo

  08/10/2010

O visitante tem até domingo (10/10) para conferir ou rever os cerca de 100 trabalhos do artista gráfico Elifas Andreato expostos no Museu da Resistência, na Estação Pinacoteca. As clássicas capas de discos e semanários, cartazes de peças teatrais e fotos de cenários estão em mostra desde maio devido ao destacado valor que tiveram no enfrentamento à ditadura militar (1964-1985).Para celebrar a exposição, o encerramento será marcado pela pré-estreia de Perdão, Mister Fiel, às 14h30. O filme trata da emblemática morte do operário Manoel Fiel Filho nos porões da ditadura, em 1976, e da atuação norte-americana no regime. Após a exibição, às 16h30, o diretor do longa, Jorge Oliveira, fala com o público em conversa aberta com Elifas Andreato e o também jornalista Audálio Dantas.
Os eventos têm entrada franca.


A EXPOSIÇÃO
Elifas Andreato – As Cores da Resistência

Elifas Andreato nasceu em Rolândia, no Paraná. De operário de fábrica em São Paulo passou a editor de revistas sobre música na editora Abril. Deixou a empresa para militar em veículos alternativos no período da ditadura militar. A exposição tem destaque para as capas que fez para Argumento, Opinião e outros. Traz ainda cartazes de peças como Mortos Sem Sepultura, de Jean Paul-Sartre. Na mesma época renovou a arte de capas de discos, em trabalhos de artistas como Paulinho da Viola, Chico Buarque, Martinho da Vila, Elis Regina, Vinícius de Morais e Toquinho.

O FILME
Perdão, Mister Fiel
Para contar a história do “operário que derrubou a ditadura no Brasil”, o longa traz revelações inéditas de personagens históricos que estiveram em lado opostos durante o governo militar. A partir da morte do operário  Manoel Fiel Filho, no DOI CODI em São Paulo em 1976, mostra a atuação  dos Estados Unidos na caça aos comunistas e nas ditaduras militares na América do Sul. Premiado melhor filme de Brasília no 42° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro e escolhido melhor filme pelo júri popular no Festival de Cinema de Campo Grande. Documentário, 95 minutos

Encerramento Exposição Elifas Andreato – As Cores da Resistência
Domingo, 10/10
Pré estréia do filme Perdão Mister Fiel - 14h30
Mesa redonda com Elifas Andreato, Audálio Dantas e Jorge de Oliveira - 16h30

Museu da Resistência – Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66
Bairro da Luz – centro – São Paulo

Entrada franca

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online