08/10/2010
O visitante tem até domingo (10/10) para conferir ou rever os cerca de 100 trabalhos do artista gráfico Elifas Andreato expostos no Museu da Resistência, na Estação Pinacoteca. As clássicas capas de discos e semanários, cartazes de peças teatrais e fotos de cenários estão em mostra desde maio devido ao destacado valor que tiveram no enfrentamento à ditadura militar (1964-1985).Para celebrar a exposição, o encerramento será marcado pela pré-estreia de Perdão, Mister Fiel, às 14h30. O filme trata da emblemática morte do operário Manoel Fiel Filho nos porões da ditadura, em 1976, e da atuação norte-americana no regime. Após a exibição, às 16h30, o diretor do longa, Jorge Oliveira, fala com o público em conversa aberta com Elifas Andreato e o também jornalista Audálio Dantas.
Os eventos têm entrada franca.
A EXPOSIÇÃO
Elifas Andreato – As Cores da Resistência
Elifas Andreato nasceu em Rolândia, no Paraná. De operário de fábrica em São Paulo passou a editor de revistas sobre música na editora Abril. Deixou a empresa para militar em veículos alternativos no período da ditadura militar. A exposição tem destaque para as capas que fez para Argumento, Opinião e outros. Traz ainda cartazes de peças como Mortos Sem Sepultura, de Jean Paul-Sartre. Na mesma época renovou a arte de capas de discos, em trabalhos de artistas como Paulinho da Viola, Chico Buarque, Martinho da Vila, Elis Regina, Vinícius de Morais e Toquinho.
O FILME
Perdão, Mister Fiel
Para contar a história do “operário que derrubou a ditadura no Brasil”, o longa traz revelações inéditas de personagens históricos que estiveram em lado opostos durante o governo militar. A partir da morte do operário Manoel Fiel Filho, no DOI CODI em São Paulo em 1976, mostra a atuação dos Estados Unidos na caça aos comunistas e nas ditaduras militares na América do Sul. Premiado melhor filme de Brasília no 42° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro e escolhido melhor filme pelo júri popular no Festival de Cinema de Campo Grande. Documentário, 95 minutos
Encerramento Exposição Elifas Andreato – As Cores da Resistência
Domingo, 10/10
Pré estréia do filme Perdão Mister Fiel - 14h30
Mesa redonda com Elifas Andreato, Audálio Dantas e Jorge de Oliveira - 16h30
Museu da Resistência – Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66
Bairro da Luz – centro – São Paulo
Entrada franca
|