15/10/2010
Abaixo, relação dos 25 estudantes universitários de graduação selecionados para o 9º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência. Promovido pelo CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, OBORÉ e Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, o módulo conta com o co-patrocínio do Sindicato dos Professores de São Paulo e apoio da Cátedra Unesco de Comunicação, Matilha Cultural, We Do Comunicação, NH Photos e dos cursos de jornalismo da USP, PUC-SP, Mackenzie, Metodista de São Paulo, Cásper Líbero e Integradas Rio Branco.
Aline Khoury
Ana Gabriela Maciel Martinho Ferreira
André Rossi de Oliveira Ribeiro
Anelize Gabriela Moreira
Beatriz Miliorini Amendola
Camila Maria de Moura
Carlos Humberto Ferreira Silva Junior
Danilo Bueno Ipolito
Débora de Andrade Zanelato
Eduardo Santos Nascimento
Fabíola Souza Lima do Prado
Felipe Malta Pereira
Géssica Brandino Gonçalves
Giulia Carvalho Afiune
Jessica Campos da Mota
João Reinaldo de Freitas Quero
Jullimária Emanuelle Dutra da Silva
Luciana Ribeiro Fadon Vicente
Murilo Nascimento Salviano Gomes
Pâmela Cristóvão Reis
Renan Coghi Marra
Samara Conze Figueiredo
Stefano Biagioni Wrobleski
Valesca Montenegro Franca
Wilheim Rodrigues Macedo Lima
A Banca Examinadora foi formada por representantes do CICV, ABRAJI, SINPRO/SP - Sindicato dos Professores de São Paulo, OBORÉ e pelo Coordenador Pedagógico do curso, jornalista João Paulo Charleaux, que trabalharam intensa e criteriosamente, desde o dia 25 de setembro, quando se deu o Encontro de Confraternização e Seleção dos candidatos na Matilha Cultural.
Agora, os aprovados deverão confirmar interesse na vaga telefonando para a OBORÉ (3214-3766, em horário comercial) para agendar os procedimentos de matrícula nos dias 6, 7 e 8 de outubro.
Eventuais vagas remanescentes serão preenchidas nos dias 13 e 14 pelos que integram a Lista de Espera.
Como nos anos anteriores, a OBORÉ garante devolução do cheque no valor de um salário mínimo (vide Pacto de Reembolsa) aos estudantes que cumprirem 3 requisitos : 100% de frequência às palestras/ entrevistas coletivas e ao dia de avaliação ( vide Programação completa, abaixo), produção de textos sobre cada encontro e publicação de matéria sobre o tema do curso até 12 de novembro.
Programação
16 de outubro - sábado
Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ
Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar
9h - Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva com Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV, sobre o trabalho da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em situações de conflito armado e outras situações de violência.
14h - Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva com o Coronel Silva Filho, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), sobre o jornalismo em situações de catástrofe.
23 de outubro - sábado
Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ
9h - Conferências de Imprensa / Entrevistas Coletiva com o Coronel André Vianna, da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, e com Luiz Gonzaga Dantas, ouvidor geral das Polícias do Estado de São Paulo, sobre as normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo.
14h - Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva com Patrícia Campos Mello, repórter especial de O Estado de S. Paulo, sobre a cobertura da imprensa brasileira dos conflitos armados e outras situações de violência.
13 de novembro, sábado - 9h - 13h
Matilha Cultural
Avaliação do curso, entrega dos certificados e Reembolsas.
Para mais informações:
Escreva para reporterdofuturo@obore.com
Acesse o site do CICV em português : www.icrc.org/por
Sobre este módulo
Pelo 9º ano consecutivo, o CICV promove este curso de 15 horas, em São Paulo, nos dias 16 e 23 de outubro, conforme o modelo pedagógico desenvolvido pela OBORÉ no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, e em parceria com a ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Ao todo, são 25 vagas oferecidas exclusivamente a estudantes universitários da graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo.O curso abordará aspectos do Direito Internacional Humanitário, ou Direito Internacional dos Conflitos Armados, úteis para o trabalho da imprensa, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em quase 80 países e discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do jornalista em missão profissional perigosa.
Entre os conferencistas/entrevistados deste ano estará um oficial das Forças Armadas, especialista em relacionamento com a imprensa e com experiência em operações de paz no Haiti. Confirmadas também as presenças de um Coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, além do Ouvidor Geral das Polícias no Estado de São Paulo, para abordarem a importância do respeito às normas internacionais sobre o uso da força e armas de fogo. Completam o quadro docente uma jornalista com experiência internacional e o assessor jurídico do CICV, especializado nas normas que regulam a condução dos conflitos armados.
Em todo mundo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades e apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e outras situações de violência e catástrofes.
No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com membros das forças armadas, policiais, autoridades e acadêmicos.
O 9º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência é uma realização do CICV, ABRAJI, OBORÉ, conta com o co-patrocínio do SINPRO/SP - Sindicato dos Professores de São Paulo e o apoio da Cátedra UNESCO de Comunicação, Matilha Cultural, We Do Comunicação e cursos de jornalismo da USP, PUCSP, Mackenzie, Metodista de São Paulo, Cásper Líbero e Faculdades Integradas Rio Branco.
Coordenação Geral
Sandra Lefcovich
Sergio Gomes
Evandro Spinelli
J.S. Faro
Coordenação Pedagógica e Mediação das Entrevistas
João Paulo Charleaux
Secretaria Executiva
Cristina Cavalcanti
Coordenação / Edição do site-laboratório
Pedro Ortiz
Luisa Purchio
Germano Assad
Leandro Melito
Felipe Harazim
Branca Rosa |