Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Estudantes participam de encontro de seleção do módulo sobre conflitos armados.
Luisa Purchio. Foto: Nivaldo Silva.
  29/09/2010

O encontro de seleção do 9º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, realizado na Matilha Cultural no último sábado, dia 25, contou com a presença de mais de 80 estudantes e jornalistas de diferentes universidades e instituições.

Logo no início da manhã, os participantes puderam refletir sobre os parâmetros da boa reportagem com o documentário José Hamilton Ribeiro - O príncipe dos Repórteres (clique aqui para acessar uma matéria sobre o documentário). O vídeo mostrou a história do jornalista que, como repórter da revista Realidade, participou da cobertura da Guerra do Vietnã, na década de 1960. José Hamilton é também membro do conselho de orientação profissional do Repórter do Futuro.

Em seguida, foi exibido o documentário do Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV sobre a missão e a forma de atuação da organização. O vídeo introduziu a fala de Felipe Donoso, chefe da delegação do CICV para a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que iniciou sua apresentação com a história do CICV e os erros comuns quanto à sua definição. “Tem muitas suposições, mas nenhuma é correta. O CICV não é ONG, não é cristão, não é entidade médica e não é do governo. Ele recebe dinheiro de governos, mas eles não podem dizer de que forma ele deve ser usado”, disse.

Felipe explicou também o emblema do CICV, uma bandeira da Suíça com as cores invertidas. Ao mostrar os sete princípios da organização, destacou um de grande importância ao jornalista: a neutralidade. “Se o jornalista não tem confiança de ambas as partes e assume uma posição fixa, ele já é inimigo. Por isso é tão importante seguir esses princípios”, disse.

Sobre o papel do jornalista, Felipe chamou atenção para a importância de manter contato com esses profissionais para que eles possam ouvir as pessoas esquecidas e machucadas nas situações de conflito armado e outras situações de violência. Além disso, explicou a adesão do termo ‘outras situações de violência’ à definição das atividades do CICV. “É uma evolução antropológica. Hoje há diferentes situações de conflito, mas que provocam as mesmas conseqüências. É o que acontece no México, na Nigéria, na Guatemala e no Rio de Janeiro”.

Após a apresentação de Felipe Donoso, abriu-se a sessão de perguntas dos estudantes, que em grande número, colocaram em prática o exercício de elaborar perguntas para possíveis fontes. Foram inúmeras questões abordadas, entre elas o trabalho do CICV no Rio de Janeiro, a forma e a importância do financiamento de suas ações e o papel do Comitê quando se depara com situações de desrespeito aos direitos humanos.


*Foto: Felipe Donoso, chefe da delegação do CICV para a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, faz apresentação aos participantes do encontro de seleção.



Sobre este módulo

Pelo 9º ano consecutivo, o CICV promove este curso de 15 horas, em São Paulo, nos dias 16 e 23 de outubro, conforme o modelo pedagógico desenvolvido pela OBORÉ no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, e em parceria com a ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Ao todo, são 25 vagas oferecidas exclusivamente a estudantes universitários da graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo.O curso abordará aspectos do Direito Internacional Humanitário, ou Direito Internacional dos Conflitos Armados, úteis para o trabalho da imprensa, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em quase 80 países e discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do jornalista em missão profissional perigosa.

Entre os conferencistas/entrevistados deste ano estará um oficial das Forças Armadas, especialista  em relacionamento com a imprensa e com experiência em operações de paz no Haiti. Confirmadas também as presenças de um Coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, além do Ouvidor Geral das Polícias no Estado de São Paulo, para abordarem a importância do respeito às normas internacionais sobre o uso da força e armas de fogo. Completam o quadro docente uma jornalista com experiência internacional e o assessor jurídico do CICV, especializado nas normas que regulam a condução dos conflitos armados.

Em todo mundo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades e apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e outras situações de violência e catástrofes.

No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com  membros das forças armadas, policiais, autoridades e acadêmicos.


Critérios da Reembolsa

No ato da matrícula, ao confirmar o interesse na vaga, o estudante assina o Pacto de Reembolsa com a OBORÉ e entrega um cheque cruzado no valor de 1 Salário Mínimo, pós datado para 13 de novembro ( não será depositado ),  que lhe será devolvido caso sejam cumpridos 3 requisitos:

1 – Comparecer, pontualmente, às Conferências de Imprensa / Entrevistas Coletivas e ao dia de avaliação.

2 – Produzir um texto sobre cada uma delas e enviá-lo à Coordenação do site-laboratório do Projeto Repórter do Futuro, até 72 horas após a sua realização, através do reporterdofuturo@obore.com

3 – Publicar matéria sobre o tema do curso, até 12 de novembro, em qualquer veículo jornalístico que tenha editor responsável.

O 9º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência é uma realização do  CICV, ABRAJI, OBORÉ,  conta com o co-patrocínio do SINPRO/SP - Sindicato dos Professores de São Paulo e o apoio da Cátedra UNESCO de Comunicação, Matilha Cultural, We Do Comunicação e cursos de jornalismo da USP, PUCSP, Mackenzie, Metodista de São Paulo, Cásper Líbero e Faculdades Integradas Rio Branco.

Coordenação Geral

Sandra Lefcovich
Sergio Gomes
Evandro Spinelli
J.S. Faro

Coordenação Pedagógica e Mediação das Entrevistas
João Paulo Charleaux

Secretaria Executiva
Cristina Cavalcanti

Coordenação / Edição do site-laboratório
Pedro Ortiz
Luisa Purchio
Germano Assad
Leandro Melito
Felipe Harazim
Branca Rosa


Programação


16 de outubro - sábado
Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ
Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar

9h - Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva com Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV, sobre o trabalho da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em situações de conflito armado e outras situações de violência.
14h - Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva com o Coronel Silva Filho, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), sobre o jornalismo em situações de catástrofe.


23 de outubro - sábado
Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ

9h - Conferências de Imprensa / Entrevistas Coletiva com o Coronel André Vianna, da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, e com Luiz Gonzaga Dantas, ouvidor geral das Polícias do Estado de São Paulo, sobre as normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo.
14h - Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva com Patrícia Campos Mello, repórter especial de O Estado de S. Paulo, sobre a cobertura da imprensa brasileira dos conflitos armados e outras situações de violência.


13 de novembro, sábado - 9h - 13h
Matilha Cultural

Avaliação do curso, entrega dos certificados e Reembolsas.


Para mais informações:

Escreva para reporterdofuturo@obore.com

Acesse o site do CICV em português : www.icrc.org/por

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online