Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Prata da Casa 3 reúne autores e convidados na abertura do 3º Ciclo de Cinema e Reflexão
por Leandro Melito. Foto: Nivaldo Silva.
  22/09/2010

A edição 2010 da revista Prata da Casa foi lançada durante a abertura solene do 3º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer dia 16 de setembro, na Cinemateca Brasileira. A publicação, editada anualmente pela OBORÉ para a São Paulo Internações Domiciliares (SPID), consiste em uma coletânea de textos sobre as práticas cotidianas das equipes de atendimento domiciliar. “Esse livro é fundamental, pois registra o trabalho pessoal e a prática de cada um”, afirma Kleber Lincoln Gomes, Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) e membro da Curadoria da Sessão Averroes, que assina o artigo O Enigma da Morte desta edição.

O Prata da Casa 3 conta com 39 artigos técnicos - todos escritos por funcionários ou colaboradires da SPID e do Grupo MAIS - Modelo de Atenção Integral à Saúde.  É uma oportunidade para os profissionais exercitarem o ato da escrita e compartilharem informações a respeito de sua profissão sob a ótica de quem as executa cotidianamente. “São escritas de pessoas que atuam diariamente nas trincheiras do cuidar, um espaço muito generoso onde elas compartilham seus conhecimentos por meio de relatos, estudos, análises e reflexões”, informa Márcio Sampaio, Coordenador Geral da SPID e especialista em Gerenciamento em Enfermagem pela Sociedade Brasileira de Gerenciamento em Enfermagem (SOBRAGEN), responsável pela supervisão desta edição.

“Não é à toa que, na leitura de cada um dos textos, sejam de caráter objetivo ou subjetivo, cada linha toca, emociona, faz pensar. Penso que isso se dá por serem palavras regadas com a seiva da solidariedade e da compaixão, pois conseguem produzir e traduzir um sentimento universal de humanidade onde todos se reconhecem. Penso também que isso pode se dar quando a gente se coloca na pele do outro e, dessa forma, tente enfrentar, num gesto solidário, as surpresas e os desafios que a vida apresenta”, diz Salmir Salman, diretor superintendente do Grupo MAIS, no texto de abertura da revista.

Além dos temas relacionados diretamente ao atendimento domiciliar e aos cuidados paliativos, essa coleânea inclui uma sessão com relatos, contos, crônicas e poesia. É neste espaço que se encontra o texto Despertar para o Cuidar, de Dennys Parmacene. Era uma sexta-feira quando  a gerente de contas médicas do Grupo MAIS, Vanessa Fischer, perguntou a ele se poderia redigir um texto sobre os cuidados paliativos para lhe entregar  na segunda-feira. “Eu falei, bom, eu tenho uma história, que é a minha. Fiz o texto durante o fim de semana e entreguei a ela na segunda. Foi então que ela me explicou que esse texto faria parte de um livro sobre atendimento domiciliar e cuidados paliativos. Foi uma experiência muito boa participar desse trabalho”, conta Parmacene. Em seu texto, ele descreve como decidiu tornar-se auxiliar técnico de enfermagem quando acompanhou, como motoboy, a visita de um técnico de enfermagem em um atendimento domiciliar, para coletar exames.

Histórico

O início do projeto Prata da Casa remete ao segundo semestre de 2007, quando foi criada a Comissão de Estudos em Enfermagem Domiciliar na São Paulo Internações Domiciliares. “O objetivo principal era  pesquisar, aprender, discutir e  produzir estudos sobre a assistência domiciliar e apresentar principalmente em congressos do setor”, informa Márcio Sampaio.

No ano seguinte, os 19 trabalhos produzidos por essa comissão, foram enviados para o principal congresso de assistência na área domiciliar privada do país. “Foi então que houve a ideia de reunir esses trabalhos em uma publicação, pois havia ali uma riqueza muito grande em termos de conhecimento”, diz Sampaio. No ano seguinte, diversos setores do Grupo MAIS e do Hospital Premier participaram da publicação. “Fechamos com 32 trabalhos, uma edição bem mais robusta e, no sentido de conteúdo, bem mais madura”. O Prata da Casa 3 é formado por 39 artigos, incluindo relatos, contos, crônicas e poesia.

*Foto: Márcio Sampaio apresenta Prata da Casa 3

Depoimento em vídeo de Samir Salman

Depoimento em vídeo de Kleber Lincoln Gomes

Depoimento em vídeo de Márcio Sampaio

Depoimento em vídeo de Dennys Parmacene

Cobertura completa do Ciclo

3º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online