10/08/2010
A SESSÃO AVERROES deste mês foi organizada conjuntamente com o projeto UNIVERCINE, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e FAP (Fundação de Apoio à Unifesp), e exibe o longa Frida, de Julie Taymor (EUA / Canadá, 2002).
Baseado na biografia da pintora mexicana Frida Kahlo, o filme retrata as intensas dores afetivas e as grandes tragédias pessoais da artista, fruto de sequelas de sucessivos acidentes e romances tumultuados.
A projeção é seguida de Mesa de Reflexão com Ricardo Luiz Smith, médico, vice-reitor da Unifesp e professor titular de Anatomia Descritiva, e Cynthia Andersen Sarti, antropóloga, professora titular e coordenadora de pós-graduação em Ciências Sociais da Unifesp - campus Guarulhos. A mediação é do ex-senador italiano José Luiz Del Roio, escritor, membro do conselho internacional do Fórum Social Mundial, fundador do Archivio Storico del Movimento Operario Brasiliano (Milão) e curador do Prêmio Averroes.
Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ e tem o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade.
É aberta ao público e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. As sessões são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro.
O título da Sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126 - à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas – e reconhecido como um dos pais da Medicina. Foi o principal intérprete da obra de Aristóteles, o que influenciou toda a filosofia muçulmana, judaica e cristã da Idade Média.
A SESSÃO AVERROES deste mês conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), Universidade Federal de São Paulo, Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Instituto Paliar e Fundação de Apoio à Unifesp / Projeto UNIVERCINE.
Mais informações: www.cinemateca.org.br
Frida
Direção: Julie Taymor (EUA / Canadá, 2002). DVD, 118 min, colorido, versão original em inglês e legendas em português.
Baseado na biografia da pintora mexicana Frida Kahlo, militante das idéias de esquerda, mulher de personalidade complexa e reconhecida pela originalidade de sua obra artística. Seus auto-retratos expressam suas intensas dores afetivas e grandes tragédias pessoais fruto de sequelas de sucessivos acidentes e romances tumultuados. Aos 18 anos, um severo acidente de ônibus partiu sua coluna em três lugares; a perna direita em onze; pé direito esmagado e pélvis quase destruída. Ela jamais recobraria totalmente a saúde física. Até sua morte, usou 28 tipos de colete de gesso, couro e aço para dar apoio à coluna. De narrativa ágil e primorosa direção de arte, o filme ganhou destaque também pela consagrada atuação de Salma Hayek no papel de Frida. |