|
29/07/2010
O Maestro Martinho Lutero Galati será agraciado com o Título de Cidadão Honorário Paulistano nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, às 19h, no Salão Nobre da Câmara dos Vereadores.
A iniciativa é do Vereador Eliseu Gabriel em reconhecimento à grande contribuição artística e cultural de Lutero à cidade de São Paulo. O Coro Luther King também recebe a Salva de Prata pelos seus 40 anos de intensas atividades na área do canto coral.
Ao Lutero e ao King, o abraço afetuoso de toda a equipe da OBORÉ!
Concertos comemorativos
O sexto concerto da Série "Cantador, só sei cantar" abre as comemorações dos 40 anos de atividades da Rede Cultural Luther King com a interpretação de uma das obras corais mais executadas em todo mundo, o "GLORIA" de Antonio Vivaldi.
Cantores e músicos se apresentam numa das mais belas salas de concerto da cidade de São Paulo. Participação especial do soprano Narilane Camacho e do contratenor Helder Savir. Apoio Hospital Samaritano
Coro Luther King e Ensemble Instrumental Officina Barocca
Solistas: Narilane Camacho, Sira Milani e Helder Savir
Regência: Maestro Martinho Lutero Galati
Sábado, 31 de Julho, 18h
Foyer do Auditório Ibirapuera
Gratuito
Mais informações: http://www.auditorioibirapuera.com.br/detalhe_eventos.aspx?id=536
Coro Luther King - Temporada 2010
Coro Luther King e Ensemble Instrumental Officina Barocca
Solistas: Narilane Camacho, Sira Milani e Helder Savir
Dança: Gabriel Bueno, Sandra Kaetsu, Julio Razec e Luciana Hilst
Instalação e Performance: Enio Squeff
Regência: Maestro Martinho Lutero Galati
Domingo, 1º de agosto, 18h
Capela do Colégio Sion
Avenida Higienópolis, 983, SP
Ingressos: R$20,00
Saiba mais
Coro Luther King
Fundada em novembro de 1970 por Martinho Lutero Galati, a Rede Cultural Luther King reúne pessoas de diferentes classes sociais, cores e credos, com o objetivo de expressar a música coral no seu sentido mais abrangente: cantando a cultura brasileira e dos povos que contribuíram para sua formação, convencida que a prática coral colabora para um maior desenvolvimento social dentro dos conceitos de paz, liberdade e igualdade.
O Coro Luther King colabora ativamente para a construção do canto coral no Brasil, realizando música do passado e do presente, promovendo a difusão da literatura coral brasileira e internacional e a reflexão e o crescimento de seus integrantes. Muitos já passaram pelo "King", dedicando-se hoje ao estudo e à performance musical: Celine Imbert, Fabiana Cozza, Lutero Rodrigues, Regina Lucatto, Fábio Prado, José Palomares, Teco Galati, José Ferraz, Luis Marchetti, Elisa Zein. A Rede é formada por cerca de 100 cantores que integram os grupos: Coro Luther King, A Fábrica do Som - Escola de Formação de Cantores, e Officina Barocca – todos dirigidos por uma equipe de regentes, assistentes, chefes de naipe e professores de canto.
De sua grande lista de concertos e realizações constam:
• a primeira audição brasileira da ópera "Dido and Eneas" de Purcell,
• a primeira audição da "Paixão São Marcos" de J.A. de Almeida Prado
• a primeira audição brasileira da Misa Criolla com o compositor Ariel Ramirez, e em 2006 no Memorial da América Latina com Celine Imbert
• o Concerto de Abertura do II Fórum Social Mundial com a Missa Luba
Em 2007, com ousadia e ineditismo, é o primeiro Coro a organizar uma Temporada anual de Concertos com assinaturas , na cidade de São Paulo. Participam parceiros importantes: Inezita Barroso, Guinga, Ivan Vilela, Léa Freire, Marilia Medalha, Guello, Tito Martino, Fabiana Cozza.
Em Dezembro de 2007 e Janeiro de 2008, apresenta-se nas principais salas de concerto de Milão. Apresenta-se ainda em Sardenha, Gênova e Veneza. Em 2008, canta Madama Butterfly, sob a direção de Carlos Moreno, com a OSUSP, na Sala São Paulo.
Apresenta a segunda edição da ”Série de Concertos “ em parceria com o Colégio Sion.
Trabalha com importantes artistas, entre eles a atriz Eva Wilma .Em Maio de 2009 participa do Lançamento do Instituto Vladimir Herzog e convida para atuar no concerto a cantora Zizi Possi.
Apresenta a Terceira edição da “Série de Concertos” - Cantos de Paz em Tempos de Guerra.
Realiza importante trabalho no fomento à pesquisa, divulgação literatura coral mundial com projetos de intercâmbio cultural, musical e humano, em diversos países: Moçambique, Senegal, Burkina Faso, Camarões, Benin, Congo, Kenya, Tunísia, Cuba, Argentina, Chile, Venezuela, México, Alemanha, França, Portugal e Itália.
A REDE CULTURAL Luther King é "irmã" da Associazone Culturale CANTOSOSPESO de Milão - Itália.
Martinho Lutero Galati
Regente de orquestra e coro nascido em Minas Gerais e radicado em Milão, Itália. Após concluir os estudos em Buenos Aires (Argentina), frequentou a Faculdade de História da USP. Entre 1980 e 1988, completa sua especialização na Europa, estudando na Hungria e na Itália. Foi aluno de vários maestros e absorveu de cada um deles uma parte importante de sua formação. São eles: Jonas Christensen, Pablo Sosa, H.J.Koelheutter, Peter Erdei e Franco Ferrara. Uma importante etapa da sua formação foi o longo período de estudos sob a orientação do compositor italiano Luigi Nono.
Em 1970, funda o Coro Luther King em São Paulo, e do qual é até hoje Diretor Artístico. Em 1987, funda a da Rede Cultural Cantosospeso em Milão, sendo seu atual Diretor Artístico. De 1978 a 1984 vive na África trabalhando em pesquisa sobre a música tradicional a serviço da Unesco. Funda e dirige em Moçambique a Escola Nacional de Música, onde leciona regência e composição. Em 1988 recebe o premio André Segovia de regência em Santiago de Compostela (Espanha). Em 2002 recebe o título de Cidadão Benemérito da Cidade de Milão na Itália, título antes conferido somente a Carlos Gomes. E’ professor do Instituto de Musicologia de Milão, regente da “Piccola Sinfonica di Milano” e alterna a atividade de regente e compositor junto a importantes teatros da Itália, Alemanha e Suíça. É diretor artístico do Fórum Coral Europeu.
|
|