27/03/2010
A Cinemateca Brasileira, em parceria com o Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ, discute teledramaturgia na SESSÃO AVERROES do dia 29 de março. Com formato diferenciado, a sessão deste mês se justifica pelo fato de que, neste momento, está no ar a novela Viver a Vida, da Rede Globo, que conta com hospital cenográfico especializado em cuidados paliativos e variadas peças de merchandising social sobre o tema.
Após a exibição de trechos de novelas e minisséries, acontece mesa de reflexão com Márcio Ruiz Schiavo, Doutor em Comunicação, diretor representante no Brasil do Population Media Centre, diretor da Comunicarte (RJ) e especialista em merchandising social e Esther Império Hambúrguer, livre docente da USP, PhD em Antropologia pela Universidade de Chicago, chefe do Depto de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP, antropóloga, crítica, ensaísta e autora do livro Brasil antenado - a sociedade da novela. Infelizmente, a escritora Maria Adelaide Amaral não poderá participar da atividade deste mês pois finaliza mais uma de suas produções.
O título da Sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126 - à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas – e reconhecido como um dos pais da Medicina. Foi o principal intérprete da obra de Aristóteles, o que influenciou toda a filosofia muçulmana, judaica e cristã da Idade Média.
Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES tem o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. É aberta ao público e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. São apoiadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos. As sessões são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro. Mais informações: www.obore.com
|