15/03/2010
Mais uma série de programas Plantão Saúde para veiculação nos meses de março e abril já foi distribuída via Correio às emissoras parceiras da Rede de Comunicadores pela Saúde. Os programas também estão disponíveis para audição aqui no site da OBORÉ.
Conheça os temas e entrevistados
495 – CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE A
O Brasil começa a se preparar para enfrentar a segunda onda da gripe suína. Até o mês de maio, o Ministério da Saúde pretende vacinar 62 milhões de pessoas. Neste programa, o ministro José Gomes Temporão e o médico Isaias Raw, diretor do Instituto Butantan, explicam o cronograma da campanha de imunização, planejado para acontecer em quatro etapas.
496 - MULHER
Segundo o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil possui hoje uma população estimada em mais de 192 milhões de pessoas. E a maioria é feminina! No ano 2000, para cada grupo de 100 mulheres, o número de homens era de 97. As projeções apontam que em 2050, a nossa população terá 7 milhões de mulheres a mais do que homens. Rachel Moreno, psicóloga, pesquisadora e integrante do Observatório da Mulher, fala dos desafios e avanços que cercam a vida da mulher brasileira.
497 - TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença que preocupa muito as autoridades brasileiras e enfrentá-la ainda é um grande desafio para a saúde pública. Apesar do Sistema Único de Saúde oferecer gratuitamente em sua rede os exames de diagnóstico e remédios para seu tratamento, todos os anos são notificados cerca de 80 mil novos casos da doença. Para falar sobre o assunto, convidamos os médicos pneumologistas Joseney Santos, Fernando Fiúza, Márcia Seicento e Júlio Magalhães. Eles dão informações importantes sobre como reconhecer os primeiros sintomas e como tratar a tuberculose.
498 - ÁGUA
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água doce. Tem a maior reserva da Terra: 12% do total mundial. O problema é que sua distribuição não é uniforme em todo o território. Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, cerca de 80% das doenças que afetam a população tem origem na água de qualidade ruim. São enfermidades como a febre tifóide, disenteria, cólera, diarréia, hepatite e leptospirose. O cientista José Galizia Tundisi, pesquisador, professor titular da USP e uma das maiores autoridades em Ecologia, alerta para a necessidade de preservação desse bem natural, que é finito, e fundamental para a vida humana.
499 – PASTORAL DA CRIANÇA
Este programa presta homenagem à vida e ao trabalho de Zilda Arns, médica sanitarista, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança - organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) voltado à promoção de atividades de redução da mortalidade infantil e materna, da desnutrição e da violência familiar. Vítima do terremoto que destruiu o Haiti, em janeiro deste ano, Dra Zilda viajava em missão humanitária. É irmã do Cardeal Arcebispo de S. Paulo, D. Paulo Evaristo Arns - grande companheiro, mentor e colaborador da OBORÉ desde sua fundação, na década de 1970, e por quem também nutrimos carinho, respeito e admiração sem fim! E para falar sobre o trabalho da Pastoral da Criança – que agora se desdobra para um trabalho de cunho internacional, convidamos o Dr. Nelson Arns Neumann, médico sanitarista e recentemente escolhido para coordenador esta nova fase da Pastoral da Criança, em nível mundial.
500 – OBESIDADE INFANTIL
Nos últimos 20 anos, o número de casos de obesidade infantil aumentou em cinco vezes no Brasil. Estimativas indicam que hoje, cerca de 10% das crianças brasileiras estão acima do peso ideal. O médico Marcio Mancini, chefe da Liga de Obesidade Infantil da Faculdade de Medicina da USP, Ana Cristina Simões, nefrologista pediátrica e professora da Faculdade de Medicina da UFMG e Juvenil Roseli Resende, enfermeira da Associação Diabetes Juvenil, falam como prevenir e tratar o problema.
501 - HIPERTENSÃO
Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, o coração, o cérebro, os olhos e pode causar paralisação dos rins. Um mal que atinge cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil. O cardiologista Paulo César Veiga Jardim, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, explica que com cuidados simples é possível evitar as complicações que podem causar a morte de milhares de brasileiros.
502 – SAÚDE DO TRABALHADOR
Segundo registros oficiais da Previdência Social, entre 2003 e 2008 ocorreram três milhões e quatrocentos mil acidentes de trabalho no país. Uma média de 720 mil acidentes por ano, 60 mil por mês, 2 mil por dia. Os números são de assustar mas pouca gente fala disso, não é? Tem mais: neste mesmo período, cerca de 70 mil pessoas em idade produtiva foram aposentadas por invalidez, excluídas definitivamente do mercado de trabalho. Para entender os fatores que formam essa triste realidade, conversamos com Maria Maeno, médica sanitarista e pesquisadora da Fundacentro. O tema foi escolhido para lembrar que 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, adotado desde 2005 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
NINHO DE SPOTS
Duas peças sobre prevenção de acidentes com crianças no transporte escolar. O material foi especialmente produzido pelo nosso Núcleo de Rádio para a Criança Segura - ONG dedicada a prevenir acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos e cujo papel é defender a segurança, a saúde e o bem-estar das crianças, alertando a sociedade para a importância da prevenção dos acidentes. Você sabia que, no Brasil, os acidentes são a maior causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos? E que, a cada dia, 15 crianças morrem e 380 são hospitalizadas devido a acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas ou intoxicações ? Pois é... o fato é que grande parte desses acidentes pode ser evitada com ações de prevenção. Vale a pena conferir o material, que é de uso livre para a sua rádio.
CARTA FALADA
Uma análise sobre as atividades do Fórum Social Mundial 2010 feita exclusivamente para a Rede de Comunicadores pela Saúde para ajudar a entender melhor o mundo. A mensagem foi gravada pelo escritor e historiador ítalo-brasileiro José Luiz Del Roio, um dos criadores do Fórum Social Mundial e, hoje, coordenador do Fórum Mundial das Alternativas, cuja sede é Milão, Itália.
Conheça mais sobre a Rede de Comunicadores pela Saúde que está comemorando seu 12º ano de operação em 2010.
|