|
22/12/2009
No dia três de dezembro, aconteceu a cerimônia de entrega dos Prêmios de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS-2009, no Auditório Emilio Ribas do Ministério da Saúde, em Brasília.
A Enfermeira Obstetra e Mestre em Enfermagem Luciana Magnoni Reberte recebeu das mãos do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o prêmio de primeiro colocado na categoria ‘Mestrado’ pelo trabalho Celebrando a vida: Construção de uma Cartilha para a Promoção da Saúde da Gestante. [ No destaque, com foto de Ricardo Leporace]
A dissertação, orientada pela Profa. Dra. Luiza Akiko Komura Hoga, coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Assistência ao AutoCuidado da Mulher – NAAM, ligado ao Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem da USP, foi defendida em 2008. O trabalho recebeu financiamento e bolsa de mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Com metodologia inovadora, a dissertação gerou como subproduto uma cartilha educativa, com conteúdo elaborado a partir do relato das vivências e dúvidas mais comuns referidas pelas gestantes que acompanharam a pesquisa de mestrado de Luciana, desenvolvida no Hospital Universitário da USP.
A coordenação editorial do material foi da jornalista Ana Luisa Zaniboni Gomes, da OBORÉ, que atuou entre fevereiro e outubro de 2008 como especialista da área da Comunicação junto à equipe de validação da cartilha. A jornalista sugeriu os critérios conceituais e técnicos que mais se adaptariam à natureza educativa do material e ao público prioritário – as gestantes assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) moradoras da Cidade de São Paulo. A intenção maior do projeto foi colaborar na promoção da saúde da gestante por meio do acesso a informações educativas e qualificadas sobre gravidez, parto e pós-parto.
Ao dar a palavra para Luciana realizar a apresentação de sua cartilha, a Diretora do Depto de Ciência e Tecnologia de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Leonor Pacheco, comentou que ficou “apaixonada pela cartilha”. Luciana ressaltou que o prêmio é um reconhecimento de um trabalho de cinco anos e da colaboração de todos os envolvidos, pesquisadores, profissionais, gestantes, família e amigos.
Saiba mais:
• Cartilha
Também disponível no site da Escola de Enfermagem da USP http://www.ee.usp.br
• Dissertação
Disponível na íntegra na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde http://bvsms.saude.gov.br
• Conceitos utilizados na edição da Cartilha |
|