Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Sessão Averroes reuniu convidados dia 30/11 para o último evento do ano na Cinemateca

  03/12/2009

Em parceria com o Hospital Premier/Grupo MAIS e com a OBORÉ, a Cinemateca Brasileira exibiu na SESSÃO AVERROES do dia 30 de novembro o longa A Partida, de Yojiro Takita (Japão, 2009).  A projeção foi seguida de Mesa de Reflexão com o jornalista Marco Antonio Rocha, editorialista do jornal O Estado de S. Paulo, e do psicólogo e psicanalista Leonel Braga, com mediação da cineasta e diretora técnica da Cinemateca, Olga Futemma. 

O título da Sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126 - à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas – e reconhecido como um dos pais da Medicina. Foi o principal intérprete da obra de Aristóteles, o que influenciou toda a filosofia muçulmana, judaica e cristã da Idade Média.

A SESSÃO AVERROES tem o objetivo de refletir e debater a terminalidade da vida sob a ótica do Cuidado Paliativo. É aberta ao público em geral e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. 

São apoiadores do projeto a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos. As sessões são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br 


SAIBA MAIS

SESSÃO DE CINEMA
A Partida (Departure), de Yojiro Takita. 
Japão, 2009, 35mm, cor, 130’ | Legendas em português | Exibição em DVD. Com Kazuko Yoshiyuki, Ryoko Hirosue, Masahiro Motoki, Tsutomu Yamazaki, Kimiko Yo e Takashi Sasano. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2009, o drama trata da história do violoncelista Daigo Kobayashi que, após a dissolução da orquestra em que participava, volta à cidade natal para recomeçar sua vida. Passa a trabalhar em uma funerária, como preparador de corpos para cremação. Ao saber da morte do pai, começa a vivenciar um processo de resgate desse relacionamento, interrompido na infância. Não indicado para menores de 16 anos. 

MESA DE REFLEXÃO
Comentadores: LEONEL BRAGA - Psicólogo, Psicanalista, supervisor de acompanhamento terapêutico de ‘A Casa’ e ex-diretor clínico do ‘Therapon Adolescência’ e MARCO ANTONIO ROCHA - Jornalista, editorialista do jornal O Estado de S. Paulo e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog. Mediadora: OLGA FUTEMMA - Cineasta e Diretora Técnica da Cinemateca Brasileira.

 
Conheça a Cinemateca e  sua programação
A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. São cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Possui também um amplo acervo de documentos formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. Ligada à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), a Cinemateca Brasileira surgiu a partir da criação do Clube de Cinema de São Paulo, em 1940. Seus fundadores eram jovens estudantes do curso de Filosofia da USP, entre eles, Paulo Emilio Salles Gomes, Decio de Almeida Prado e Antonio Candido de Mello e Souza.  Sediada desde 1992 no espaço do antigo Matadouro Municipal, seus edifícios históricos, inaugurados no século XIX, foram tombados e restaurados pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo. 


 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online