Domingo, 05 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  'Plantão Saúde do Trabalhador' entrevista Clemente e mostra reportagem com ministro da Saúde

  28/05/2009

O dirigente metalúrgico Carlos Aparício Clemente, respeitado ativista da causa da saúde nos ambientes de trabalho, é o entrevistado do segundo programa Plantão Saúde do Trabalhador que vai ao ar nesta quinta, 28 de maio, às 22h30, pela TV Aberta São Paulo (NET 9, TVA 72). 

No quadro da reportagem, cobertura da reunião do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tratando do tema saúde dos trabalhadores com as Centrais Sindicais. Estão previstas reprises desta edição no mesmo dia e horário, durante todo o mês de junho.        

O Plantão Saúde do Trabalhador  é o primeiro programa da televisão brasileira dedicado ao tema da saúde e segurança dos trabalhadores e às diversas questões que cercam o vasto mundo do trabalho. Com coordenação e produção da Agência Sindical e da OBORÉ, a  iniciativa é patrocinada pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNTM - Força Sindical) e estará semanalmente no ar a serviço dos trabalhadores e trabalhadoras representados por todas as Centrais Sindicais do país.

O primeiro programa, que foi ao ar dia 28 de abril apresentado pelo jornalista Roberto de Souza, entrevistou o líder sindical Clementino Vieira, presidente da CNTM, e o sanitarista Zuher Handar, médico do trabalho e consultor da OIT (Organização Internacional do Trabalho), com atuação destacada junto aos metalúrgicos de Curitiba.

A data da estréia foi escolhida justamente para celebrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Por iniciativa do movimento sindical canadense, o 28 de abril lembra o acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho desde 2003. No Brasil, a data é comemorada desde 2005.

Como tudo começou

A idéia de criar um programa de televisão com essas características nasceu durante encontro na OBORÉ, em 31 de março de 2008, que reuniu o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e as Centrais Sindicais para um balanço das questões ligadas a comunicação e saúde do trabalhador.

No evento, ficou combinado que as Centrais e representantes do governo federal, estadual e municipal discutiriam a idéia do programa e indicariam instituições apoiadoras. Mas o assunto não avançou. Em março deste ano, a CNTM resolveu retomar a idéia e patrocinar o programa, que será totalmente aberto ao conjunto do movimento sindical.

Números que impressionam

No Brasil, dados do Anuário Estatístico da Previdência Social registraram, em 2004, 465.700 acidentes de trabalho no país. Em 2005, o número chegou a 499.680. Em 2006, a 503.890 e, em 2007 (publicação mais recente) o número foi de 653.090 acidentes - 27,5% maior do que o ano anterior, com 2.708 mortes e 8.504 casos de invalidez permanente.

Importante destacar que os dados estatísticos referem –se apenas aos trabalhadores(as) do setor privado e CLTs. Estão fora das estatísticas da Previdência Social os servidores públicos estatutários e trabalhadores da economia informal.Todos os anos no Brasil são gastos bilhões em recursos públicos com os acidentes de trabalho, pois a parte majoritária da assistência é prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os benefícios por incapacidade temporária ou permanente, bem como as pensões por morte dos beneficiários, são arcados com os recursos do sistema de Previdência Social.

Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Cada acidente ou doença representa, em média, a perda de quatro dias de trabalho. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

Ampla divulgação

Além de disponibilizar na internet, a idéia dos produtores do Plantão Saúde do Trabalhador é utilizar o programa para iniciar a formação de uma rede de emissoras parceiras, como o Canal Universitário, TV Justiça, TV Câmara, TV Assembléia e quem mais se interessar na transmissão do material.

Robson Gazzola, diretor de programação da TV Aberta, adianta que o programa poderá ser exibido em outras TVs comunitárias. Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, esclarece que será cedida cópia de cada programa, em DVD, para que as entidades interessadas retransmitam em suas redes internas.

MAIS INFORMAÇÕES:

Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos - CNTM
SAS, Quadra 06, Bloco K, Edifício Belvedere, Grupo 502
CEP 70.070-915, Brasília/DF
Tel. 61 3223.5600
cntm@cntm.org.br
www.cntm.org.br

Agência Sindical
Contatos: Dayane ou Franzin
11. 3231.3453
www.agenciasindical.com.br

OBORÉ
Contatos: Sergio Gomes ou Ana Luisa
11. 3214.3766
www.obore.com

MARQUE NA AGENDA

Plantão Saúde do Trabalhador
Terças-feiras, às 22h30
TV Aberta de São Paulo (NET 9 e TVA 72).

REALIZAÇÃO
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS (CNTM)

APRESENTAÇÃO
ROBERTO SOUZA

COORDENAÇÃO
JOÃO FRANZIN / AGÊNCIA SINDICAL
SERGIO GOMES / OBORÉ

PRODUÇÃO
DAYANE SANTOS / AGÊNCIA SINDICAL
ANA LUISA GOMES / OBORÉ

EDIÇÃO
RODRIGO PONCE

ARTE
VALTER FERRARI
LUCIANO SCOPETTA

CÂMERAS
ENÉIAS DOS SANTOS
JOSÉ ROBERTO ALVES

AUXILIAR DE CÂMERA
GUTEMBERG DE SOUZA CRUZ

OPERADOR DE VÍDEO
ROBERTO DE OLIVEIRA

OPERADOR DE ÁUDIO
ALAN KOZLOWSKI

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online