|
25/05/2009
A Cinemateca Brasileira, em parceria com o Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ, exibe na SESSÃO AVERROES de hoje, 25, o longa japonês “Depois da vida” (Kirokazu Kore-Eda, 1998).
A projeção será seguida de Mesa de Reflexão com a presença de Marcelino Freire, escritor pernambucano, e Adélia Prado, escritora e poetisa mineira (ainda a confirmar). A mediação será de Maria Goretti Maciel, médica, diretora do Instituto Paliar, diretora técnica do Hospital Premier, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE/SP) e coordenadora científica da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).
O título da sessão alude ao filósofo, jurista e médico Averroes (1126-1198), nascido em Córdoba, hoje território da Espanha, à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas e considerado um dos pais da Medicina.
Destinadas sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, as SESSÕES AVERROES acontecem, mensalmente, sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguidas de debate com críticos de cinema, profissionais da saúde e jornalistas. São co-realizadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
As sessões são sempre precedidas de visita monitorada, às 17 horas, pelas diversas salas de projeção, foyer, alas administrativas, biblioteca e área técnica de restauro. Às 18h30, lanche de confraternização
SOBRE O FILME
Depois da vida (Wandâfuru raifu), de Hirokazu Kore-Eda.
Japão, 1998, 35mm, cor, 118’. Legendas em português. Exibição em DVD.
Numa espécie de purgatório, os recém-falecidos são auxiliados por guias espirituais na tarefa de selecionar um único momento de suas vidas para ser recriado em filme. Esta será a única memória de suas vidas que poderão levar para o além.
MESA DE REFLEXÃO
Convidados:
Marcelino Freire - Escritor, contista e editor pernambucano. Vive em São Paulo desde 1991 e é autor dos livros Angu de Sangue (2000), BaléRalé (2003), Contos Negreiros (Prêmio Jabuti 2006) e RASIF - Mar que Arrebenta (2008). Foi o organizador da antologia "Os Cem Menores Contos do Século” (2004), reunindo 100 autores em microcontos inéditos de até 50 letras. Criador de vários eventos literários, como a Balada Literária - que desde 1996 reúne dezenas de escritores nacionais e internacionais pela Vila Madalena. Mantém o blog eraOdito, apontado como um dos mais influentes da rede.
Adélia Prado - Professora, escritora e poetisa mineira. Publicou dezenas de livros dentre os quais Manuscritos de Felipa, Oráculos de maio (1999) e Filandras (2001). Deus é personagem principal em sua obra, como a fé católica, a reza e a lida cristã. Por considerar o cotidiano a própria condição da literatura, estão nos textos da autora temas recorrentes da vida de Divinópolis, sua terra natal: a moça que arruma a cozinha, a missa, um certo cheiro do mato, a gente do lugar.
Mediação: Maria Goretti Sales Maciel, médica, diretora do Instituto Paliar, diretora técnica do Hospital Premier, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE/SP) e coordenadora científica da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).
Próximas SESSÕES AVERROES
Sempre às 19h da última segunda-feira de cada mês:
• 29 de junho: O signo da cidade ( Carlos Alberto Riccelli, Brasil, 2008)
• 27 de julho: O escafandro e a borboleta ( Julian Schnabel, França/EUA, 2007)
Saiba mais sobre a SESSÃO AVERROES
O atendimento à saúde sob o prisma dos cuidados paliativos vem ganhando espaço no Brasil. Focada no bem-estar do paciente, geralmente idosos ou enfermos em fase terminal, essa nova abordagem interdisciplinar da medicina procura oferecer todo o atendimento possível com o principal objetivo de suavizar o sofrimento e a dor, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
Visando disseminar e ampliar essa discussão, o Premier Residence Hospital - que já há cinco anos atua a partir dos conceitos dos cuidados paliativos - em parceria com a Cinemateca Brasileira e a OBORÉ, vêm promovendo sempre na última segunda-feira de cada mês, às 19h, a Sessão Averroes: projeções de filmes seguidas de debate com críticos, profissionais da saúde e jornalistas, com o principal objetivo de apoiar conversas técnicas e reflexões a partir de grandes obras do cinema nacional e internacional.
Destinada sobretudo a médicos, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, comunicadores, cineastas e estudantes dessas áreas, a Sessão Averroes é gratuita e aberta à participação de todos que tenham interesse em refletir sobre a vida, a morte e cuidados paliativos. São co-realizadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
Averroes, o Comentador
Ao lado do médico persa Avicena (980-1037) e do místico espanhol Ibn Árabi (1165-1240), o filósofo Averroes (1126-1198) é considerado um dos "três pilares do Islã" e reconhecido como um dos pais da Medicina. Averroes buscou a sabedoria através da árdua reflexão filosófica.
Foi o principal intérprete da obra do filósofo grego Aristóteles (383 a.C.-322 a.C), o que influenciou toda a filosofia muçulmana, judaica e cristã da Idade Média. Ele tentou conciliar a religião muçulmana com o pensamento racionalista de Aristóteles ao elaborar a teoria da dupla verdade: a religiosa, destinada ao grande público, incapaz de compreender os argumentos da razão, e a filosófica, só acessível à elite intelectual.
Seguindo Aristóteles, afirmou a eternidade do mundo e negou a imortalidade da alma. Para Averroes, o que sobrevive à morte é o intelecto, que não é um atributo individual mas um ente universal, compartilhado por todos os homens.
Serviço:
SESSÃO AVERROES - CINEMA E REFLEXÃO
Dia 25 de maio, segunda-feira, 19h
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
[próximo ao metrô Vila Mariana, DETRAN e Instituto Biológico]
Entrada franca
Informações: (11) 3512.6111 r 215
www.cinemateca.gov.br
Ilustração Home: Averroes, em bico de pena.
|
|