Sábado, 23 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Sessão Averroes discute sobre o uso racional de medicamentos

  30/04/2009


A Sessão Averroes do dia 27 de abril, na Cinemateca Brasileira, apresentou o longa dirigido por Fernando Meirelles “O jardineiro fiel”, estrelado por Ralph Fiennes e Rachel Weisz.  A obra, de 2005, conquistou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante para Rachel Weisz, além do  Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro.O filme de Meirelles foi escolhido para  a Sessão por incentivar reflexões sobre a indústria farmacêutica e o uso racional de medicamentos.

A projeção foi precedida de uma visita às instalações técnicas da Cinemateca. Um grupo de  dezenove convidados acompanhou atentamente as explicações detalhadas de Millard Schisler, coordenador de Preservação, que percorreu grande parte da ala reservada ao  centro de documentação e laboratório de restauração de acervos da Cinemateca - um dos maiores da América Latina. 

Durante o lanche de confraternização, foi apresentado o livro "Os fármacos na atualidade - antigos e novos desafios", publicado em 2008 pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com organização de José Augusto Cabral de Barros, Professor Titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG (UFJF) e um dos fundadores da rede latinoamericana Acción Internacional para la Salud (AIS). 

Os trinta exemplares gentilmente cedidos à coordenação da Sessão Averroes pela Editora da Anvisa foram oferecidos às entidades e instituições  presentes ao evento através do sanitarista José Ruben de Alcântara Bonfim, coordenador executivo da Sobravime - Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos e convidado para a Mesa de Reflexão.     

Sobre a Sessão Averroes

O atendimento à saúde sob o prisma dos cuidados paliativos vem ganhando espaço no Brasil. Focada no bem-estar do paciente, geralmente idosos ou enfermos em fase terminal, essa nova abordagem interdisciplinar da medicina procura oferecer todo o atendimento possível com o principal objetivo de suavizar o sofrimento e a dor, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.

Visando disseminar e ampliar essa discussão, o Premier Residence Hospital - que já há cinco anos atua a partir dos conceitos dos cuidados paliativos - em parceria com a Cinemateca Brasileira e a OBORÉ, vêm promovendo sempre na última segunda-feira de cada mês, às 19h, a Sessão Averroes: projeções de filmes seguidas de debate com críticos, profissionais da saúde e jornalistas, com o principal objetivo de apoiar conversas técnicas e reflexões da área da saúde a partir de grandes obras do cinema nacional e internacional. O título da sessão alude ao filósofo Averroes, nascido em Córdoba, Espanha muçulmana, em 1126, e considerado um dos pais da Medicina.

Destinada sobretudo a médicos, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, comunicadores, cineastas  e estudantes dessas áreas, a Sessão Averroes é gratuita e aberta à participação de todos que tenham interesse em aprofundar seus estudos sobre os Cuidados Paliativos. São co-realizadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

As sessões são sempre precedidas de visita monitorada, às 17 horas, pelas diversas salas de projeção, foyer, alas administrativas, biblioteca. 


Anote na agenda:

Próxima SESSÃO AVERROES - CINEMA E REFLEXÃO
Sempre às 19h da última segunda-feira de cada mês:
• 25 de maio
• 29 de junho 
• 27 de julho

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
[próximo ao metrô Vila Mariana, DETRAN e Instituto Biológico]
Entrada franca
Informações: (11) 3512.6111 r 215
www.cinemateca.gov.br


Saiba mais:

O JARDINEIRO FIEL (FERNANDO MEIRELLES, 2005)
Drama estrelado por Rachel Weisz e Ralph Fiennes. Baseado em um romance de sucesso de John le Carré. Um diplomata inglês que vive na África tem sua esposa brutalmente assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que estava foragido. O marido, então, desiste de sua carreira e passa a buscar provas com o objetivo de descobrir o que realmente aconteceu com sua mulher. Na investigação, descobre que sua luta é contra a ganância de uma grande empresa farmacêutica. Este é o primeiro trabalho internacional de Fernando Meirelles. 

FERNANDO MEIRELLES
Arquiteto e cineasta, foi um dos criadores da Olhar Eletrônico - produtora independente que, nos anos 80, ajudou a arejar e a revitalizar, de forma criativa, a programação da televisão brasileira. Exemplos disso são a série protagonizada por Ernesto Varela (personagem criado por Marcelo Tas), a TV Mix, e a série infantil Rá-Tim-Bum, grande sucesso da TV Cultura. Em 1991, criou a O2 Filmes - hoje, a maior produtora do Brasil. Aos 54 anos, o diretor paulistano já dirigiu longas de grande sucesso de público e crítica como Domésticas (2000), Cidade de Deus (2002) e O Jardineiro Fiel (2005). Seu último longa, “Ensaio Sobre a Cegueira”, estreou no Brasil em setembro passado.

JOSÉ RUBEN DE ALCÂNTARA BONFIM
Sanitarista, atua desde 1976 como diretor e clínico de unidades de saúde na Grande São Paulo. Em 1998, passa a integrar o quadro de médicos sanitaristas do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do CEBES - Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (1976) e da Sobravime - Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (1991), onde exerceu as funções de presidente por duas gestões e de coordenador executivo por três gestões.

RICARDO TAVARES DE CARVALHO
Cardiologista, médico assistente da Unidade Clínica de Terapia Intensiva Geral do INCOR desde 1999. É também membro da Diretoria Clínica do Hospital Premier  e responsável técnico por sua Unidade de Cuidados Semi Intensivos. Integra o Comitê de Terminalidade de Vida da AMIB - Associação de Medicina Intensiva Brasileira, é diretor do Instituto Paliar e da ANCP - Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Em 2008, tornou-se o primeiro Presidente da Comissão de Cuidados Paliativos da Diretoria Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online