|
30/03/2009
No sábado (28), no auditório do Teatro Next, aconteceu o Encontro de Seleção dos estudantes que pretendem participar do módulo Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro. Dos 254 alunos de jornalismo inscritos, 104 compareceram ao teste que vai ajudar a escolher os 30 participantes do módulo que debaterá questões relevantes sobre a Amazônia e terminará com uma viagem à região para 10 estudantes, realizada em parceria com o Exército, no mês de julho.
Mais do que um encontro de avaliação de estudantes de jornalismo, o evento de sábado representou a consolidação das alianças estabelecidas ao longo de 15 anos no Projeto Repórter do Futuro. Estiveram presentes membros do Instituto de Estudos Avançados da USP, da OBORÉ, do Centro de Comunicação Social do Exército, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, da TV Cultura, do Sindicato dos Professores de São Paulo, da TV USP, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Faculdade Cásper Líbero, da Universidade Metodista de São Paulo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Instituto de Pesquisa Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais.
“O dia de hoje foi a representação do salto de qualidade que o Projeto Repórter do Futuro deu. Tivemos aqui a confirmação das alianças que se estabeleceram entre as principais universidades de São Paulo [PUC, Mackenzie, ECA/USP, Cásper Líbero e Metodista], as importantes entidades de jornalistas, institutos e Forças Armadas. O resultado disso tudo é o compromisso da realização de um curso de altíssimo nível, da transmissão em tempo real pela internet e de mais uma viagem de estudos à Amazônia. Foi um belíssimo dia e os estudantes compareceram em peso, a Casa estava cheia, o que nos mostra a importância de continuar a buscar parcerias para este projeto”, reafirma Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e idealizador do Repórter do Futuro.
Para o general Adhemar, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), a participação do Exército neste módulo é essencial para a consolidação de uma nova relação entre as Forças Armadas e a população brasileira. “Essa reunião vai ao encontro do que nós chamamos de Estratégia Nacional de Defesa, onde todos os cidadãos são responsáveis pela defesa do nosso país. E nós só podemos defender aquilo que conhecemos. Por isso a importância desse projeto e de nossa parceria”, destaca o militar. O general lembrou ainda da parceria com a Força Aérea Brasileira, responsável por todos os deslocamentos dos estudantes durante a viagem. “Sem eles, esse projeto de levar vocês para conhecerem a Amazônia, não seria possível.”
Além de conhecimento, o Projeto Repórter do Futuro também é um espaço de encontros e troca de informações. “O mais importante desse projeto é a reunião de diferentes alunos, de diferentes etapas e diferentes escolas. É um encontro para todos, para que todos se encontrem e dividam informações, experiências. É um espaço agregador, de troca de idéias, de colaborações”, diz Wanderlei Dias, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e responsável pela representação da entidade no Projeto Repórter do Futuro.
Sobre as pretensões do curso, o professor José Salvador Faro, representando o Sindicato dos Professores de São Paulo e as Universidades PUC e Metodista, lembrou que o Repórter do Futuro não tem o objetivo de substituir os cursos de jornalismo, mas de atuar num espaço que as faculdades ainda não conseguem. “A idéia aqui é complementar. Vocês terão contato com profissionais de alta qualidade, com a prática do jornalismo, com discussões de pautas e realização delas.”
Durante o encontro, os estudantes ficaram sabendo um pouco mais sobre o funcionamento do curso e da viagem. Após o teste, alguns falaram sobre suas expectativas e importância do curso. Danielle Forte de Oliveira, aluna da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, pretende estar entre os 30 estudantes selecionados para o curso. Para ela, voltar à região Amazônica – lugar que já visitou na infância – será uma nova descoberta. “Espero muito passar, pois achei o projeto muito interessante. Minha expectativa agora é estar entre os 30 e também ser selecionada para a viagem. Pretendo trabalhar com questões ligadas ao meio ambiente e voltar à Amazônia agora seria diferente, pois quando fui tudo era muito mágico e eu pequena para entender as discussões ligadas à região. Hoje, seria muito diferente, pois tenho outros conhecimentos”, conta.
Já Ivan Torraca, da Faculdade Cásper Libero, vê neste módulo sua última chance de conhecer a Amazônia enquanto estudante. “É meu último ano e quero muito participar deste módulo. Ir à Amazônia e ver o lado humano de todas essas discussões que vemos diariamente nos jornais. É isso que quero mostrar. Não só as grandes discussões, mas a visão do povo de lá”, diz.
As falas dos dois estudantes representam o espírito do sentido do curso, na visão do professor Carlos Costa, representante da Faculdade Cásper Líbero no projeto. “A gente faz reportagem indo atrás dos fatos, gastando sola de sapato, não apenas lendo a respeito. Daí a importância desse projeto, desse curso”, afirma.
Expectativas a parte, agora as avaliações passarão pela leitura atenta de membros de quatro entidades coordenadoras do módulo. São elas: Centro de Comunicação Social do Exército, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Instituto de Estudos Avançados da USP e TV USP. Cada entidade escolherá livremente 30 questionários e enviará sua relação para os professores e profissionais que integram a Coordenação Pedagógica do Projeto Repórter do Futuro. Do cruzamento dessas listas, surgirão os nomes dos 30 estudantes que farão o curso. O anúncio dos aprovados acontecerá dia 7 de abril.
Cronograma
Os estudantes aprovados receberão um comunicado, via e-mail, e terão até o dia 13 de abril, segunda-feira, para confirmar seu interesse em participar do curso. Fará parte dessa confirmação: o pagamento de um cheque no valor de um salário mínimo, pós-datado para 20 de junho – ver critério da Reembolsa.
O curso acontecerá nas manhãs de sábado de maio (9, 16, 23 e 30), no auditório do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), que fica na Cidade Universitária, no térreo do edifício da Antiga Reitoria.
Os estudantes terão até o dia 19 de junho para produzir e publicar uma matéria relacionada ao módulo, em qualquer veículo de comunicação que tenha editor responsável. No dia 20 de junho, acontecerá o encerramento do módulo, com apresentação dos resultados, avaliação, entrega dos certificados e das Reembolsas e divulgação dos estudantes que participarão da Viagem de Estudos.
O Curso
O módulo Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter acontecerá nas manhãs de sábado de maio, no auditório do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), que fica na Cidade Universitária, no térreo do edifício da Antiga Reitoria.
Estudantes de todo o Brasil poderão acompanhar, em tempo real, as palestras e entrevistas através do IPTV USP – www.iptv.usp.br – graças a essa parceria e cooperação com o Instituto de Estudos Avançados e TV USP.
De acordo com Mauro Bellesa, representante do IEA no Encontro de Seleção, os sábados foram divididos em três temas. O primeiro dia será uma introdução às questões da Amazônia, com convidados da USP, do Exército e jornalistas de renome. Já no segundo sábado (16), serão discutidas as mudanças climáticas e biodiversidade; o terceiro dia (23) ficará por conta das discussões sobre o homem da Amazônia; e o último encontro (30) debaterá questões ligadas à economia da região.
“Quando esse projeto nos foi apresentado nos interessou, pois é multidisciplinar e além de tudo, este módulo, trata de uma questão que sempre trabalhamos: a Amazônia”, diz Mauro Bellesa que lembra que o Instituto de Estudos Avançados é um órgão de integração destinado à pesquisa e discussão, de forma abrangente e interdisciplinar, das questões fundamentais da ciência e da cultura.
Viagem de Estudos
Como nos anos anteriores, o módulo termina com uma Viagem de Estudos à Amazônia, realizada em julho, sob coordenação do Exército Brasileiro e apoio da Força Aérea Brasileira. Os 10 alunos que participarão da viagem serão selecionados durante o módulo da Amazônia.
Coordenador da viagem em 2008 pelo Exército, o coronel Barboza falou sobre o roteiro de 2009 e sobre suas expectativas para o novo grupo que levará à Amazônia. “Nosso objetivo é que os alunos conheçam o trabalho realizado pelas Forças Armadas na região Amazônica. Esperamos selecionar um grupo bastante interessado, como nos anos anteriores.”
O destino deste ano é a Amazônia Ocidental, com passagens pela capital Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Maturacá.
Critérios da Reembolsa
A Reembolsa é a devolução dos cheques aos alunos que:
1 – Comparecerem, pontualmente, aos quatro encontros do curso (Conferências de Imprensa/Entrevista Coletiva) e ao dia de avaliação.
2 – Produzirem um texto sobre cada uma das Conferências/Entrevistas e enviá-lo à Coordenação Pedagógica, via email – reporterdofuturo@obore.com, até às 12 horas da terça-feira seguinte.
3 – Publicarem, até o dia 19 de junho, matéria relacionada ao tema do módulo, em qualquer veículo de comunicação que tenha editor responsável.
Instituições coordenadoras e apoiadoras do módulo
Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter
IEA - Instituto de Estudos Avançados da USP
IPFD - Instituto de Pesquisa Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais
OBORÉ Projetos Especiais
em Comunicações e Artes
TV USP/Canal Universitário de São Paulo
CCOMSEx - Centro de Comunicação Social do Exército
CCOMSAer - Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Sinpro/SP - Sindicato dos Professores de São Paulo
Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Cátedra Unesco
de Comunicação
Instituto Itaú Cultural
Portal e Revista Imprensa
Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP
Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC/SP
Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero
Curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo
|
|