17/02/2009
Segunda-feira, dia 16. O relógio marcava cinco horas da tarde quando saiu o primeiro grupo, formado por aproximadamente 40 pessoas, para a visita monitorada às instalações da Cinemateca Brasileira. Sob o comando da diretora técnica da entidade, a cineasta Olga Futemma, o grupo conhecia um pouco mais sobre o trabalho e acervo da entidade.
Enquanto isso, no salão central, médicos, enfermeiras, jornalistas, cineastas, administradores e publicitários aguardavam o início da primeira Sessão Averroes – Cinema e Reflexão de 2009, que lotou a sala Petrobras: mais de 160 pessoas, um sucesso de público, avalia Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e um dos coordenadores do evento.
Pouco mais da metade do público que compareceu à Cinemateca era composto por profissionais da área médica, um sinal de que os cuidados paliativos começam a entrar na pauta de discussão dos médicos e futuros profissionais da saúde.
Fruto de acordo de cooperação estabelecido entre Hospital Premier, OBORÉ e Cinemateca Brasileira, a Sessão Averroes também tem como co-realizadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos e é um dos desdobramentos do 1º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver – Aprender a Morrer realizado em setembro de 2008, na própria Cinemateca.
Destinadas, sobretudo a médicos, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, comunicadores, cineastas e estudantes dessas áreas, as sessões são mensais, gratuitas e abertas à participação de todos que tenham interesse em aprofundar estudos sobre os Cuidados Paliativos. Seu principal objetivo é apoiar conversas técnicas, reflexões e debates da área da saúde a partir de grandes obras do cinema nacional e internacional.
Na primeira atividade do ano, além da projeção de um mix de filmes sobre Cuidados Paliativos e Terminalidade produzido pelo Dr. Kleber Lincoln Gomes, titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá, os participantes puderam conferir os melhores momentos do 1º Ciclo realizado em setembro do ano passado através da videorreportagem de 45 minutos produzida pela Ludofilmes.
A próxima sessão acontecerá no dia 30 de março, também às 19 horas, com a exibição do filme Minha Vida Sem Mim, de Isabel Coixet. |