Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Bloco da Saúde sai no Carnaval falando sobre álcool e drogas

  23/01/2009

Fevereiro é mês de Carnaval. Tempo de festa e curtição pelo Brasil afora. E junto com os festejos, os abusos no consumo da bebida alcoólica. Pensando nisso, na edição deste mês do Plantão Saúde, tratamos de assuntos ligados ao verão e, como não podia deixar de ser, ao Carnaval. 

Começamos com o programa 443, que traz uma entrevista com a Dra. Ediléia Bagatin, médica dermatologista e professora do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, falando sobre cuidados com o bicho de pé e com o bicho geográfico. O bicho de pé é causado pela penetração na pele de uma pequena pulga dos porcos. Já o bicho geográfico é encontrado nas fezes dos cachorros. Os dois aparecem muito no verão, época em que as pessoas andam descalças pela areia das praias e pelas fazendas.

No programa 444, voltamos ao assunto da combinação perigosa entre álcool e rodovias. Nas festas de final de ano, pudemos perceber que houve o aumento do número de acidentes apesar da vigência da lei seca ao volante. A Dra. Ilana Pinsky, psiquiatra e pesquisadora, fala especificamente sobre o consumo excessivo de álcool no Carnaval.

No verão, por conta das férias e viagens, também cai drasticamente o número de doadores de sangue. Mas como o número de pacientes não cede na mesma proporção, os bancos de sangue ficam em estado de alerta. O programa 445 explica os passos necessários para ser um doador saudável. Se tiver oportunidade, ligue para uma unidade de saúde mais próxima e agende uma entrevista sobre o tema.   

Já no programa 446, falamos de um drama muito comum nas cidades brasileiras – o uso de drogas. A psicóloga Neliana Buzi Figlie dá dicas sobre como os familiares devem agir e quais os passos necessários para ajudar um dependente químico.

Não perca a seleção deste mês! Ouça os programas aqui.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online