11/02/2009
Na segunda-feira, 16 de fevereiro, às 19 horas, a Cinemateca Brasileira abre suas portas para mais uma SESSÃO AVERROES – Cinema e Reflexão do ano de 2009.
Fruto de acordo de cooperação estabelecido entre Hospital Premier, OBORÉ e Cinemateca Brasileira, a SESSÃO AVERROES também tem como co-realizadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos e é um dos desdobramentos do 1º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver – Aprender a Morrer realizado em setembro de 2008, na própria Cinemateca.
Destinadas sobretudo a médicos, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, comunicadores, cineastas e estudantes dessas áreas, as sessões são mensais, gratuitas e abertas à participação de todos que tenham interesse em aprofundar estudos sobre os Cuidados Paliativos. Seu principal objetivo é apoiar conversas técnicas, reflexões e debates da área da saúde a partir de grandes obras do cinema nacional e internacional.
Nesta primeira atividade do ano, haverá a projeção de um mix de filmes sobre Cuidados Paliativos e Terminalidade produzido pelo Dr. Kleber Lincoln Gomes, titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá e curador da sessão. Dentre as produções estão cenas de Antes de partir (Rob Reiner, 2007), Cazuza – o tempo não para (Sandra Werneck e Walter Carvalho, 2004), Fale com ela (Pedro Almodóvar, 2002), Filadélfia (Jonathan Demme, 1993), Lado a lado (Chris Columbus, 1998), Minha vida sem mim (Bruce Joel Rubin, 1993), Uma lição de vida (Mike Nichols, 2001) e Viver (Akira Kurosawa, 1952).
A Mesa de Reflexão, mediada pelo curador, terá início às 20h15 e reunirá a escritora Lygia Fagundes Telles, o cineasta João Batista de Andrade e o médico Reinaldo Ayer, professor de Bioética da Faculdade de Medicina da USP e Conselheiro do CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, onde coordena o Grupo de Trabalho de Cuidados Paliativos.
O evento será precedido de visita monitorada, às 17 horas, pelas diversas salas de projeção, foyer, alas administrativas, biblioteca, centro de documentação e laboratório de restauração de acervos da Cinemateca - um dos maiores da América Latina. A visita será conduzida pela diretora técnica da entidade, cineasta Olga Futemma.
SERVIÇO:
Sessão Averroes - Cinema e Reflexão
Dia 16 de fevereiro de 2009, segunda-feira
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Próximo ao metrô Vila Mariana, DETRAN e Instituto Biológico
Entrada franca
Informações: 11. 3512.6111 r 215
www.cinemateca.gov.br
www.spinternacoes.com.br
www.obore.com
17h – Visita monitorada
18h30 – Lanche de confraternização no foyer da Sala Petrobrás
19h – Sessão de Cinema
Reportagem sobre o 1º Ciclo de Cinema e Reflexão, Ludo Filmes (30 min.)
Seleção de trechos de filmes sobre o tema Cuidados Paliativos e Terminalidade (concepção e edição Dr. Kleber Lincoln Gomes) exibida pela primeira vez em Brasília, novembro de 2008, no 3º Congresso Internacional de Cuidados Paliativos (45 min.)
20h15 – Mesa de Reflexão com
Lygia Fagundes Telles, escritora, contista e advogada
João Batista Andrade , cineasta e ex-Secretário Estadual da Cultura
Reinaldo Ayer, professor de Bioética da Faculdade de Medicina da USP, conselheiro e coordenador do Grupo de Trabalho de Cuidados Paliativos do CREMESP – Conselho Regional de Medicina de São Paulo.
Mediador: Kleber Lincoln Gomes, titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá.
Próximas Sessões Averroes
Sempre às 19h da última segunda-feira de cada mês
30 de março, 27 de abril, 25 de maio, 29 de junho e 27 de julho
2º Ciclo de Cinema e Reflexão
De 10 a 13 de setembro de 2009
Ambas atividades vão se constituir, também, em ocasião privilegiada para reunir pessoas e instituições interessadas em cooperar de diversas formas com o “ Hospital do Cinema Brasileiro”. A Cinemateca Brasileira vem desenvolvendo há décadas um imenso trabalho de preservação e restauro da filmografia nacional e esse esforço pode e deve ser compartilhado por todos quantos possam realizar algum gesto concreto de apoio, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas. |