Domingo, 05 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Sessão de cinema e mesa de reflexão na Cinemateca Brasileira discutem os cuidados paliativos e a terminalidade

  11/02/2009

Na segunda-feira, 16 de fevereiro, às 19 horas, a Cinemateca Brasileira abre suas portas para mais uma SESSÃO AVERROES – Cinema e Reflexão  do ano de 2009. 

Fruto de acordo de cooperação estabelecido entre Hospital Premier, OBORÉ e Cinemateca Brasileira, a SESSÃO AVERROES também tem como co-realizadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos e é um dos desdobramentos do 1º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver – Aprender a Morrer realizado em setembro de 2008, na própria  Cinemateca.

Destinadas sobretudo a médicos, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, comunicadores, cineastas  e estudantes dessas áreas, as sessões são mensais, gratuitas e abertas à participação de todos que tenham interesse em aprofundar estudos sobre os Cuidados Paliativos. Seu principal objetivo é apoiar conversas técnicas, reflexões e debates da área da saúde a partir de grandes obras do cinema nacional e internacional.

Nesta primeira atividade do ano, haverá a projeção de um mix de filmes sobre Cuidados Paliativos e Terminalidade produzido pelo Dr. Kleber Lincoln Gomes, titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá e curador da sessão. Dentre as produções estão cenas de Antes de partir (Rob Reiner, 2007), Cazuza – o tempo não para (Sandra Werneck e Walter Carvalho, 2004), Fale com ela (Pedro Almodóvar, 2002), Filadélfia (Jonathan Demme, 1993), Lado a lado (Chris Columbus, 1998), Minha vida sem mim (Bruce Joel Rubin, 1993), Uma lição de vida (Mike Nichols, 2001) e Viver (Akira Kurosawa, 1952). 

A Mesa de Reflexão, mediada pelo curador, terá início às 20h15 e reunirá a escritora Lygia Fagundes Telles, o cineasta João Batista de Andrade e o médico Reinaldo Ayer, professor de Bioética da Faculdade de Medicina da USP e Conselheiro do CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, onde coordena o Grupo de Trabalho de Cuidados Paliativos.  

O evento será precedido de visita monitorada, às 17 horas, pelas diversas salas de projeção, foyer, alas administrativas, biblioteca, centro de documentação e laboratório de restauração de acervos da Cinemateca - um dos maiores da América Latina. A visita será conduzida pela diretora técnica da entidade, cineasta Olga Futemma. 

SERVIÇO:

Sessão Averroes - Cinema e Reflexão
Dia 16 de fevereiro de 2009, segunda-feira
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Próximo ao metrô Vila Mariana, DETRAN e Instituto Biológico
Entrada franca
Informações: 11. 3512.6111 r 215
www.cinemateca.gov.br
www.spinternacoes.com.br
www.obore.com


17h – Visita monitorada

18h30 – Lanche de confraternização no foyer da Sala Petrobrás

19h – Sessão de Cinema
Reportagem sobre o 1º Ciclo de Cinema e Reflexão, Ludo Filmes (30 min.)
Seleção de trechos de filmes sobre o tema Cuidados Paliativos e Terminalidade (concepção e edição Dr. Kleber Lincoln Gomes) exibida pela primeira vez em Brasília,  novembro de 2008,  no 3º Congresso Internacional de Cuidados Paliativos (45 min.)
 
20h15 – Mesa de Reflexão com
Lygia Fagundes Telles, escritora, contista e advogada
João Batista Andrade , cineasta e ex-Secretário Estadual da Cultura
Reinaldo Ayer, professor de Bioética da Faculdade de Medicina da USP, conselheiro e coordenador do Grupo de Trabalho de Cuidados Paliativos do CREMESP – Conselho Regional de Medicina de  São Paulo.
Mediador: Kleber Lincoln Gomes, titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá.

Próximas Sessões Averroes
Sempre às 19h da última segunda-feira de cada mês
30 de março, 27 de abril, 25 de maio, 29 de junho e 27 de julho

2º Ciclo de Cinema e Reflexão
De 10 a 13 de setembro de 2009

Ambas atividades vão se constituir, também, em ocasião privilegiada para reunir pessoas e instituições interessadas em cooperar de diversas formas com o “ Hospital do Cinema Brasileiro”. A Cinemateca Brasileira vem desenvolvendo há décadas um imenso trabalho de preservação e restauro da filmografia nacional e esse esforço pode e deve ser compartilhado por todos quantos possam realizar algum gesto concreto de apoio, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online