Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  OBORÉ sai de férias e volta dia 12 de janeiro

  23/12/2008

Em 2008, projetos muito bonitos se concretizaram graças ao empenho e esforço de toda a equipe e dos parceiros realizadores e viabilizadores. 

Foi um ano cheio de comemorações: 30 anos da OBORÉ, 10 de Plantão Saúde, 20 anos de Sistema Único de Saúde e da nossa Constituição, além dos 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. Para cada data, uma luta, um projeto e uma celebração. Confira um pouco do que aconteceu em 2008 e o que está por vir em 2009:

- O programa de rádio Plantão Saúde completou 10 anos e abasteceu regularmente, neste ano de 2008, as 374 rádios comerciais e comunitárias que hoje compõem a Rede de Comunicadores pela Saúde. Nossas rádios parceiras continuarão transmitindo para mais de quatro mil municípios brasileiros o conteúdo que produzimos sobre saúde pública, mantendo seu papel como agente ativo da comunicação em defesa da vida. 

- O Projeto Repórter do Futuro entra 2009 com força total. Após um ano de inovações, com o site laboratório do projeto e as coberturas temáticas e multimídia – Virada Cultural, Fórum Nossa São Paulo e viagem à Amazônia do módulo Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter – a coordenação pedagógica prepara os módulos do próximo ano. A idéia é aperfeiçoar o funcionamento do site laboratório e utilizar as ferramentas disponíveis para otimizar a cobertura jornalística dos estudantes selecionados para o Projeto. Em 2009, teremos os módulos Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter; Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter; e Jornalismo em Situações de Conflito Armado. Para se debater com mais profundidade as questões relacionadas à Amazônia brasileira existe a proposta de que o curso sobre a região ganhe mais fôlego. A idéia é preparar um módulo mais longo, com profissionais de várias áreas do conhecimento para debater a questão, garantindo assim, uma abordagem mais detalhada e o amplo debate dos estudantes antes da viagem à Amazônia, realizada em parceria com o Exército Brasileiro. 

- Ainda no campo dos projetos, o Correspondentes da Cidadania também teve forte presença neste ano. Iniciado em 2007 com radialistas de Heliópolis, o projeto-protótipo pretende ganhar as escolas de ensino fundamental e médio da comunidade. A idéia é que ele fosse a base para a implementação de um projeto de formação continuada para futuros comunicadores comunitários, promovendo, na prática, a aplicação do conceito de bairro educador/cidade educadora – onde a escola deve articular o ensino com a realidade local. A iniciativa foi apresentada em 2008 em encontros sobre educomunicação na Universidade de São Paulo e até na Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, em Pernambuco, como uma idéia de sucesso na área. Para 2009, a proposta é reaplicar essa fórmula e construir um modelo de curso de comunicação para estudantes das escolas públicas da capital paulista que se situem no entorno das rádios comunitárias que estão em processo de legalização pelo Ministério das Comunicações. Atualmente temos 50 entidades no páreo para regularização de suas rádios em São Paulo. Dessas, 23 já tiveram o aval do Ministério das Comunicações para funcionamento, faltando apenas a oficialização pelo Congresso Nacional. Mapear essas instituições e desenhar o funcionamento desse projeto será um dos desafios da OBORÉ para o ano que vem.

- Falando em desafios, 2008 também foi o ano do início da consultoria para o Premier Residence Hospital – local que tem inovado no atendimento a idosos e pacientes terminais, focando a atenção e o bem-estar de quem é assistido com o uso dos cuidados paliativos. Só neste ano, a OBORÉ organizou palestras para capacitação dos profissionais de saúde, dentro da ótica da humanização; organizou a publicação “Pratas da Casa” – compilação de textos produzidos pelos profissionais do Premier e da SP Internações Domiciliares sobre cuidados paliativos –; organizou o 1º Ciclo de Cinema e Reflexão – Aprender a Viver, Aprender a Morrer , realizado na Cinemateca Brasileira; além do Prêmio Averroes – idéia do historiador ítalo-brasileiro José Luiz Del Roio, materializada pelo artista plástico Jaime Prades – concedido a personalidades do mundo acadêmico e cientifico que tenham se destacado nas suas áreas de conhecimento, especialmente na questão da solidariedade, ou seja, pessoas que trabalharam a ciência de forma generosa, compartilhada. Para 2009, já está programado para setembro, o 2º Ciclo de Cinema e Reflexão - Aprender a Viver, Aprender a Morrer; além da articulação de um ciclo mensal de cinema, denominado Sessão Averroes, que visa oferecer atividades que apóiem as conversas técnicas da saúde a partir de grandes obras do cinema nacional e internacional.

- Outro acontecimento importante de 2008 foi a reunião inédita entre um ministro da Saúde e representantes das seis Centrais Sindicais. No dia 31 de março, após um longo trabalho de articulação, a OBORÉ e a Agência Sindical conseguiram reunir o ministro José Gomes Temporão com membros da CUT, CTB, CGTB, Força Sindical, Nova Central e UGT. Eles discutiram formas para estabelecer uma ponte entre o ministério e o movimento sindical para a construção de uma agenda conjunta para a redução e informação dos acidentes de trabalho e doenças profissionais. Dessa mobilização saíram também as articulações para o 28 de abril, Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidentes de Trabalho, que reuniu centenas de manifestantes em São Paulo na luta pela melhoria das condições de trabalho e pela redução dos acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

- Tivemos ainda em 2008 uma grande vitória na luta pela regularização das rádios comunitárias em São Paulo: a legalização da rádio de Heliópolis – comunidade com a qual a OBORÉ realizou diversos projetos nos últimos 10 anos. Após uma longa luta, a vitória se deu no dia 20 de maio, quando o próprio presidente Lula esteve na comunidade para assinar uma portaria especial que autorizava as transmissões da rádio comunitária, durante o lançamento do PAC Urbanização de Favelas e Urbanismo. Com essa determinação, a Rádio Heliópolis passou a ser a primeira rádio comunitária legalizada de São Paulo.

- Outro trabalho muito especial deste ano foi a articulação, organização, coordenação e realização do Troféu Especial de Imprensa ONU/60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos/Prêmios Vladimir Herzog. Esse foi um desafio dado à OBORÉ pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil e que foi plenamente realizado graças ao empenho de várias entidades parceiras. O prêmio foi concedido a cinco jornalistas ganhadores do Vladimir Herzog nos últimos 29 anos, eleitos por seus pares por terem se destacado na cobertura dos direitos humanos no Brasil. O Troféu elaborado pelo artista Elifas Andreato, foi concedido a Caco Barcellos, José Hamilton Ribeiro, Zuenir Ventura, Henfil (in memoriam) e Ricardo Kotscho no dia 27 de outubro, durante a 30ª edição do Prêmio Vladimir Herzog

- Houve ainda a finalização do trabalho realizado em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) para o fortalecimento das Ouvidorias de Polícia. Criada em 2007 pela OBORÉ, a pedido da SEDH, a campanha “Conte para a Ouvidoria, nós contamos com você” tinha a intenção de apresentar as Ouvidorias de Polícia à população através do rádio. Esta ação comunicacional contou com a produção de material radiofônico, cartilhas educativas e encontros de sensibilização com comunicadores populares nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Em dezembro de 2008 foram realizados os últimos encontros nos estados que aderiram a esta proposta (Amazonas, Maranhão e Paraíba). Dessa forma, fechamos o ano com o projeto concluído e a missão cumprida.  

- Em 2008, completamos três décadas de militância, luta, sonhos e muito trabalho. Cada projeto iniciado e finalizado este ano fez parte das nossas comemorações. Mas a grande celebração aconteceu no dia 14 de setembro, data em que a empresa ganhou de presente do Hospital Premier uma festa na Cinemateca Brasileira. Na ocasião houve exibição do filme ABC da Greve, do cineasta Leon Hirszman, e uma mesa de reflexão sobre o período de 78 até os dias atuais. Participaram convidados especiais, como a psicanalista Maria Rita Khel, o analista político e ex-diretor da OBORÉ João Guilherme Vargas Netto, o Secretário da Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil e a historiadora Célia Camargo, do Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (CEDEM/UNESP). Além disso, duas apresentações musicais encerraram a festa: o concerto Queridos Amigos da OBORÉ, com o Coral Luther King e Camerata Jardim Harmônico, com regência do maestro ítalo-brasileiro Martinho Lutero. E o show A Alegria do Choro, com roteiro e produção de Oswaldo Colibri, que reuniu nomes como Ivan Vilela, Francisco Araújo, Paola Picherzky, Maurício Pereira, Quarteto Pererê, Matuto Moderno, Isaías e seus Chorões, Conjunto do Clube do Choro de São Paulo, Chico de Assis e Orlandinho, e Aquiles Reis, do MPB 4.

Como trabalho e comemoração não faltaram neste ano, o fechamento de 2008 está sendo com chave de ouro. Por iniciativa da vereadora Soninha Francine (PPS), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou no final deste ano, o Projeto de Decreto Legislativo que concede à OBORÉ a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo. As condecorações são uma forma de reconhecimento aos trabalhos realizados pela empresa em prol de uma sociedade melhor.

Por fim, queremos agradecer a todos que, de muitas e variadas formas, fazem parte do grupo de parceiros e amigos que estão conosco, lado a lado, nessa caminhada. Um grande 2009 para todos nós!

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online