Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Lançado na Câmara livro "Rádios Comunitárias"

  17/12/2001

Pela primeira vez, no último dia 13 de dezembro, a Câmara Municipal de São Paulo abriu as portas do seu Salão Nobre para o lançamento de um livro. A obra em questão é o esperado livro “Rádios Comunitárias”, do juiz aposentado Paulo Fernando Silveira que ganhou notoriedade ao defender que as rádios comunitárias tenham regulamentação a partir de leis locais.

Silveira é autor do anteprojeto que deu origem ao Projeto de Lei 145/01, dos vereadores Carlos Néder (PT) e Ricardo Montoro (PSDB) que propõe a municipalização da lei da radiodifusão comunitária. Ele defende a tese de que assuntos de interesse do município, como as rádios comunitárias, devem ser decididos pelo Poder Local. “Não faz sentido o governo federal querer determinar o alcance de uma rádio comunitária localizada num bairro qualquer de São Paulo”, afirma.

Municípios como Santo André (SP), Montes Claros (MG), Rio Verde (GO) e São Gonçalo (RJ) sancionaram leis tendo por base o anteprojeto de Silveira. Outros como, Osasco (SP) e Salvador (BA) têm projetos de lei semelhantes tramitando em suas respectivas Câmaras.

Em São Paulo, o PL 145 foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e pela Comissão de Política Urbana. Está agora na Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica. A expectativa é de parecer favorável também desta Comissão que convocou Audiência Pública, no dia 12 de novembro passado, com o objetivo de colher subsídios para o parecer.

No dia do lançamento do livro, Silveira teve uma agenda extensa em São Paulo. Pela manhã foi recebido pelo jornalista Fred Ghedini, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, e à tarde, na Câmara Municipal, encontrou-se com o vereador Paulo Frange (PTB), mineiro da região de Uberaba, como ele, e pelo presidente da Câmara, vereador José Eduardo Cardozo. Sobre o PL 145, o presidente da Câmara disse já ter tido a oportunidade de analisá-lo e que o projeto tem uma característica muito importante na medida em que dá ao município a autonomia para decidir sobre a questão das rádios comunitárias. “É correto que o município possa atuar nessa área. Problemas jurídicos, discussões, existem, sem dúvida, mas nós estamos aqui para abrir a discussão com toda a coletividade para que possamos ter então uma riqueza de argumentação e que ao final acabará dando subsídios necessários para que os vereadores possam aprová-lo que, acredito eu, é a intenção maior de seus autores”.

Ainda na Câmara Municipal, Silveira esteve reunido com assessores do vereador Antonio Goulart (PMDB), relator da Comissão que analisa o PL 145. Na solenidade de lançamento do livro, que começou às 19 horas, estiveram presentes cerca de 80 pessoas, entre elas, o presidente da Abraço/SP, Ricardo Campolim, e políticos envolvidos com a questão da radiodifusão comunitária como o vereador Aluísio Pinheiro que trabalha por um projeto de lei local para as rádios comunitárias no município de Osasco (SP).

Depois de uma palestra de Silveira sobre a legitimidade da municipalização da lei de radiodifusão comunitária, houve um debate aberto a participação dos presentes. Compareceram à solenidade e compuseram a mesa ao lado de Silveira, os vereadores Carlos Néder, Ricardo Montoro, Antonio Goulart (que participavam de sessões de votação no Plenário da Câmara) e respectivos assessores, Fred Ghedini, o engenheiro Fernando Peretto, e o coordenador de Mídias Comunitárias da Secretaria Municipal de Comunicação, José Roberto Melo. O violeiro Cícero Gonçalves apresentou-se encerrando o evento e uma fotografia com todos os presentes registrou esse momento especial na Câmara Municipal de São Paulo.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online