18/11/2008
Uma noite de confraternização muito especial está reservada aos amigos e convidados do Hospital Premier, da Teúba Arquitetura e Urbanismo e da OBORÉ. Trata-se da próxima segunda-feira, dia 24, data em que acontecerá o concerto “Noite de Luzes”, apresentado pelo Coral Luther King junto com uma orquestra de cordas, um quarteto de metais e uma percussão típica africana. O concerto acontecerá às 20 horas.
O palco do espetáculo será o quintal de um velho casarão de mais de 80 anos. Localizado no bairro da Aclimação, ele guarda os ares de uma São Paulo antiga, do período pré-eletricidade. Lá, fica o Museu do Raful, uma preciosidade do bairro que tem suas ruas batizadas com nomes de pedras preciosas. A do Museu do Raful é a Rubi, 50, na altura 1.400 da Turmalina.
Seu acervo foi sendo cuidadosamente formado pelo ex-mascate de descendência líbano-italiana, o comerciante e colecionador Raful de Raful. Ele construiu réplicas em tamanho natural de prédios antigos de São Paulo e reuniu, ao longo de décadas, cerca de quatro mil peças antigas, todas catalogadas por Carmelina Lembo Sultani, marchand e atual diretora e curadora do museu.
Casas de moradia, cadeia, Paço Municipal e igrejas com santos e imagens de época, além de uma autêntica senzala construída em 1875, na Bahia (de onde foi desmontada e trazida para São Paulo e depois remontada) montam os ambientes do Museu e fazem de lá um lugar muito especial. Cenário ideal para “Noite de Luzes”.
O espetáculo terá a regência do maestro ítalo-brasileiro Martinho Lutero Galati. Seu repertório, cuidadosamente preparado, vai proporcionar um retrato musical do caldeirão cultural brasileiro a partir de três grandes matrizes culturais - a indígena, a africana e a européia. Os 60 cantores do coro interpretam 15 obras de autores como Caríssimi, Bach, Haendel, Flecha, Ramirez, Lacerda, Valente e Lopes-Graça.
Todas as obras interpretadas remetem a períodos anteriores à chegada da luz elétrica na cidade de São Paulo – temática do próprio Raful. O concerto fará também uma homenagem a cantora e compositora sul-africana Miriam Makeba, símbolo internacional de luta pelos direitos humanos e contra a segregação racial, falecida no último dia 9 de novembro, aos 76 anos. O espetáculo contará também com as participações especiais de Ivan Vilela e Fabiana Cozza.
SERVIÇO:
Concerto “Noite de Luzes”, com Coral Luther King e Camerata Jardim Harmônico – um presente aos amigos e convidados do Premier Residence Hospital, da Teúba Arquitetura e Urbanismo e da OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes
Regência: Maestro Martinho Lutero Galati
Convidados especiais: Ivan Vilela e Fabiana Cozza
Dia: 24 de novembro de 2008, segunda-feira, às 20 horas
Museu do Raphul - Rua Rubi, 50 – Aclimação - altura 1.400 da Av. Turmalina
Saiba mais:
Comunidade Coral Luther King
Lendas urbanas – a cidade e seus personagens
|