17/11/2008
Nesta sexta-feira, 21 de novembro, às 19 horas, na Sala Petrobrás da Cinemateca Brasileira, terá início o ciclo mensal de cinema e reflexão promovido pelo Hospital Premier, em parceria com a Cinemateca Brasileira e a OBORÉ.
Fruto de um acordo de cooperação estabelecido entre as três instituições, em outubro passado, a Sessão Averroes também tem como co-realizadores a Faculdade de Medicina de Itajubá, o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
A Sessão Averroes - Cinema e Reflexão tem como objetivo oferecer atividades mensais que apóiem as conversas técnicas da saúde a partir de grandes obras do cinema nacional e internacional. A partir deste mês, passa a incorporar a programação permanente da Cinemateca e tem entrada franca.
As obras escolhidas para o lançamento desta atividade conjunta são o curta animado A vida, do diretor sul- coreano Jun-Ki Kim, e o clássico Uma lição de vida, do diretor americano Mike Nichols, com a brilhante atuação de Emma Thompson. Para a mesa de reflexão foram convidados o médico David Braga Jr, coordenador do Grupo MAIS e responsável pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Profissional do Premier, e a psicóloga Rita Macieira, Presidente da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia. A mediação será do jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ.
Confira abaixo, a sinopse das duas obras da Sessão Averroes deste mês de novembro:
A Vida (In-Saeng)
Direção de Jun-Ki Kim (Coréia de Sul, 2003)
Duração: 9 min 45
Sofisticada computação gráfica para criar uma alegoria zen sobre o sentido e a sucessão da vida. Um totem é escalado por personagens da mesma linhagem familiar e em diferentes fases e idades. O curta foi premiado em 2003 como Melhor Filme pelo Júri Popular do Anima Mundi. Em 2004, também recebeu prêmio de melhor filme no Festival de Stuttgart, Alemanha, e foi Prêmio Especial do Júri no Festival de Zagreb, na Croácia.
Uma Lição de Vida (Wit)
Direção de Mike Nichols ( EUA, 2001)
Duração: 99 min
Vivian Bearing (Emma Thompson) é uma professora universitária que leciona poesia inglesa. Através de Kelekian (Christopher Lloyd), um oncologista famoso, descobre que tem um câncer de ovário em estágio avançado. Assim , ela terá de fazer um tratamento radical, com grandes efeitos colaterais e mínima chance de cura. Durante o tratamento, Vivian analisa suas reações à doença, ao tratamento e aos fatos marcantes da sua vida. Ela é burocraticamente assistida por Kelekian, que só se importa com o resultado do tratamento, sem levar em conta os efeitos colaterais sofridos pelo paciente. Além dele, há Jason Posner (Jonathan M. Woodward), um médico que foi aluno de Vivian, e Susie Monahan (Audra McDonald), a enfermeira-chefe: a única no hospital que a trata com calor humano. O calor que Vivian nunca teve para com seus alunos mas que, agora, anseia intensamente.
SERVIÇO:
Sessão Averroes - Cinema e Reflexão
Dia 21 de novembro de 2008, sexta-feira, 19 horas
Cinemateca Brasileira - Sala Petrobrás
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Próxima ao metrô Vila Mariana, DETRAN e Instituto Biológico
Entrada franca
Informações: 11. 3512.6111 r 215
www.cinemateca.gov.br
www.spinternacoes.com.br
www.obore.com
|