07/11/2008
Neste sábado, dia 8, a partir das 8 horas da manhã, acontecerá na OBORÉ, o encontro de confraternização e avaliação do VII Curso de Jornalismo em Situação de Conflito Armado, do Projeto Repórter do Futuro, que aconteceu nos sábados de setembro e outubro deste ano.
Na ocasião, os alunos que participaram do módulo farão uma avaliação do curso com os coordenadores. Aqueles que cumpriram todos os requisitos estipulados no início do curso – comparecer a todos os encontros, escrever um texto sobre cada palestra e publicar uma matéria em veículo com editor responsável – receberão de volta o cheque caução entregue no ato da matrícula (Reembolsa) e o certificado.
O VII Curso de Jornalismo em Situação de Conflito Armado é uma realização do CICV, da Abraji e da OBORÉ. Tem o co-patrocínio do Sindicato dos Professores de São Paulo - SINPRO/SP e da Federação dos Professores do Estado de São Paulo - FEPESP e apoio da ABI, TV USP, TV Mackenzie, do Canal Universitário e da Cátedra Unesco de Comunicação.
Programação do Encontro de Confraternização e Avaliação:
8 horas - Café da manhã
9 horas - Primeira exibição pública no Brasil do documentário Zero - Pesquisa sobre o 11 de setembro *, direção de Franco Fracassi e Francesco Trento. Imperdível!
11 horas - Avaliação do curso com a presença do João Paulo Charleaux, Pedro Ortiz, José Roberto Toledo , integrantes da coordenação e representantes de algumas das entidades apoiadoras.
12 horas - Entrega dos certificados, Reembolsas e foto de lembrança com o grupo todo.
13 horas - Almoço de confraternização, organizado pelos estudantes.
* Filme documentário, lançado há 20 dias na Itália (Thomaz Torelli TFP Telemaco) , e que rompe um grande muro de silêncio. Trata-se de uma pesquisa jornalística rigorosa, construída com entrevistas ao redor do mundo com testemunhas oculares, sobreviventes, responsáveis pelas perícias, especialistas, técnicos, cientistas, familiares das vítimas, jornalistas. Três narradores expecionais - Dario Fo, Lella Costa e Moni Ovadia - acompanham os espectadores nessa viagem através das contradições e falsidade da versão oficial. Imagens inéditas e exclusivas, documentos oficiais, reconstruções em computação gráfica, permitem que cada um de nós possa reconsiderar os fatos a partir de diversos pontos de vista e, finalmente, ver de maneira crítica as imagens do 11 de setembro.
|