03/11/2008
Começou nesta segunda-feira (3), a terceira edição do curso Jornalismo em Situações de Conflito Armado e outras Situações de Violência, na OBORÉ. Realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e OBORÉ, o curso tem o objetivo de qualificar o trabalho dos jornalistas, aproximando-os de conceitos sobre leis da guerra, Direito Internacional Humanitário, normas internacionais que regulam o uso da força e das armas de fogo.
Cinco veículos de comunicação inscreveram seus jornalistas para participar do curso. As 20 vagas foram ocupadas por profissionais da Folha de S.Paulo, TV USP, CBN, Diário de S.Paulo e TV Cultura. O curso vai até esta quinta-feira (6), sempre das 9 horas às 12h30, no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ.
Na segunda-feira (3), Marcelo Moreira, do Instituto Internacional para a Segurança da Imprensa (INSI) e TV Globo, falou sobre a violência contra jornalistas em todo o mundo. Apresentou dados e discutiu medidas que podem ser tomadas por empresas, profissionais, governos, Forças Armadas e de segurança para mudar esse quadro.
A próxima aula (4) ficará por conta do tenente-coronel Ricardo Vendramin, do Centro de Comunicação Social do Exército em Brasília. Ele apontará o trabalho das Forças Armadas em situações internas e internacionais e explicará como o Exército se relaciona com a imprensa, seja no dia-a-dia e em situações de violência.
O palestrante da quarta-feira (5) será Gabriel Valladares, assessor jurídico do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Ele veio de Buenos Aires especialmente para ministrar uma das palestras do curso. Valladares falará sobre Direito Internacional Humanitário, conjunto de normas que regem os conflitos armados e explicará as normas de direitos humanos aplicáveis em outras situações de violência, diferente das guerras.
Por fim, no dia (6), André Vianna, coronel da reserva da PM de São Paulo, falará aos jornalistas sobre as normas internacionais que regem o uso da força e das armas de fogo pelas forças policiais.
Confira também o material produzido pela Abraji sobre as palestras:
Coronel da reserva explica a jornalistas a conduta ideal da Polícia Militar em conflitos
Representante da Cruz vermelha fala garantias legais do jornalista em guerras
Militar fala sobre papel do Exército em curso sobre Jornalismo em Áreas de Conflito
Em curso sobre conflitos armados, conselheiro do INSI dá dicas para cobertura mais segura
Realização: Abraji, CICV, OBORÉ
Apoio: Canal Universitário de São Paulo; CBN; Diário de S.Paulo; Folha de S.Paulo; TV Cultura.
|