22/10/2008
O conceito que ampara toda a construção do Plantão Saúde de novembro é mobilização. A palavra indica a capacidade de sensibilização para temas urgentes na sociedade e, ao mesmo tempo, reflexão sobre qual é o papel de cada um para ajudar a mudar os problemas. Fazer o que depende somente de nós - cidadãos brasileiros com deveres – e cobrar o que é justo e necessário dos executores das políticas públicas, garantindo direitos.
No programa 431, o foco é a mobilização do combate à dengue agora no começo da época de chuvas em todo o país. Ministério da Saúde, estados e municípios estão apresentando suas armas nessa briga contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. A situação mais crítica é o estado do Rio de Janeiro, que responde por mais da metade dos casos. Mas todos locais precisam ficar atentos para possíveis criadouros. Confira as dicas e formas de evitar que o mosquito chegue até a sua casa.
Outra situação que tem ganhado visibilidade graças às denúncias da sociedade é a situação da saúde dos cortadores de cana-de-açúcar. O trabalho sob o sol forte e ritmo pesado com o podão podem compará-lo a um esforço físico de um maratonista. Só que em uma corrida por dia. E na busca pelo dinheiro, muitos são explorados além do limite de suas forças. Um auditor fiscal e um cientista político vão explicar esses casos no programa 432.
No terceiro programa do mês, o 433, uma pauta muito pedida pelos parceiros da Rede de Comunicadores pela Saúde: a gravidez na adolescência. Uma pesquisa recente do Ministério da Saúde mostra uma queda no número de casos, tendência que acompanha o envelhecimento da população. Explicaremos o que a saúde pública faz para melhorar a saúde da jovem com gravidez precoce.
No último programa do mês, o 434, entraremos no debate sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids, marcado para o começo de dezembro. Com um diagnóstico rápido e o tratamento correto, há boas chances dos portadores do vírus HIV viverem bem. A mobilização aqui é contra o preconceito e pela prevenção.
Confira o material aqui. |