Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Confira a lista dos vencedores do Vladimir Herzog deste ano
Com informações do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo
  21/10/2008

No dia 15 de outubro, quarta-feira, foram divulgados os nomes dos primeiros vencedores do 30º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Até a semana que vem, os ganhadores de todas as categorias já devem ter sido anunciados. São nove no total (Foto e Artes, Reportagem de TV, Livro-reportagem, Rádio, Jornal Impresso, Revista, Documentário de TV e Internet). 

Até agora, são conhecidos os vencedores das seguintes categorias: Foto e Artes, Internet, Jornal, Revista, Rádio, Livro-reportagem e Documentário de TV. A única que falta ser divulgada é a de Reportagem de TV, que deve sair até esta quarta-feira (22). Confira a divulgação no endereço do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.

Os prêmios serão entregues no dia 27 de outubro, a partir das 19 horas no auditório do Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o Tuca. Este ano, o Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos terá ainda um significado mais especial, pois será entregue na mesma cerimônia o Troféu Especial de Imprensa ONU/ 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos/Prêmios Vladimir Herzog – uma homenagem da ONU aos cinco jornalistas que mais se destacaram nos últimos anos na cobertura de temas ligados aos direitos humanos (Leia mais em ONU anuncia vencedores do Troféu Especial de Imprensa).

Confira os vencedores: 

Foto: Luiz Gonzaga Alves de Vasconcelos, do jornal A Crítica, de Manaus, foi o ganhador com 'Índio perde guerra'. Também receberam Menção Honrosa: Hermínio Nunes, do Diário Catarinense, com 'Limpeza na Penitenciária'; Juliana Andrade Leitão, do Diário de Pernambuco, com 'Uma novela chamada Lixão da Muribeca'; e Cristiano Borges, de O Popular, de Goiânia, com 'Festa e tensão na Serra'. A Comissão Julgadora foi composta por Regina Vilela, Douglas Mansur e Paulo Whitaker.
 
Artes: Fernando de Castro Lopes, do Correio Brasiliense, foi o ganhador com 'A Árvore e a Floresta'. Raimundo Rucke Santos Souza, da Folha de Itu, de São Paulo recebeu Menção Honrosa por 'O Valor do Voto'. A Comissão Julgadora foi composta por Gualberto (Gual), Fausto Bergocce e Gilberto Maringoni.

Internet: André Deak e equipe, da Agência Brasil (DF), com ‘Nação Palmares’. Receberam Menção Honrosa: Lucio Lambranho, do Congresso em Foco (DF), com ‘Vida e Morte Correntina’; e Juliana de Melo Carreia e Sá, do JC On Line, de Recife (PE), com ‘Violência Velada’. Os jurados foram Reiko Miura, Roseli Tardelli e Chico Silva.

Jornal: Mário Magalhães e Joel Silva, da Folha de S. Paulo, sucursal do Rio, com ‘Os anti-heróis, o submundo da cana’. Receberam Menção Honrosa: Ana Cristina D’Angelo e Alfredo Junqueira, de O Dia (RJ), com ‘Duas Justiças’; e Soraya Aggege, de O Globo (RJ), com ‘Sem hospícios, morrem mais doentes mentais’. Os jurados foram Rose Nogueira, Roland Sierra e Dr. Fábio Canton.

Rádio: Cid Martins e Jocimar Farina, da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre (RS), com ‘Exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul’. Recebeu Menção Honrosa: Marcela Guimarães, da Rádio CBN (SP), com ‘Risco invisível’. Os jurados foram Arlete Taboada, Bene Rodrigues e Oswaldo Luiz Vitta (Colibri).

Documentário de TV: Gustavo Costa e equipe, do Jornal da Record, com ‘Pará: terra sem lei’. Receberam Menção Honrosa: Aldo Quiroga e equipe, da TV Cultura (SP), com ‘Luta da Terra de Macunaíma’; Fernanda Ikedo, da TV Comunitária de Sorocaba (SP), com ‘Porque lutamos: resistência à Ditadura Militar’. Os jurados foram Branca Rosa, Rafael Martinelli e Pedro Ortiz.

Revista: Gilberto Nascimento e Rodrigo Martins, da Carta Capital, com ‘Um torturador à solta’. Receberam Menção Honrosa: Thais Macedo Gurgel, da revista Nova Escola, de São Paulo, com ‘Inclusão, só com aprendizagem’; e Patrícia Zaidan e Alessandra Roscoe, da Revista Cláudia, com ‘O mapa do aborto’. Os jurados foram Paulo Cannabrava, Ivan Seixas e Ary Normanha. 

Livro-reportagem: Carlos Dorneles, com ‘Bar Bodega – Um crime de imprensa’, da Editora Globo. Receberam Menção Honrosa: Josmar Jozino da Silva, com ‘Casadas com o crime’, da Editora Letras do Brasil; e Carla Lacerda do Nascimento Marques, com ‘Sobreviventes do Césio – 20 anos depois’, da Editora Contato Comunicação. Os jurados foram Monica Martinez, Antônio Carlos Prado e Rui Veiga.


 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online