20/10/2008
Após o sucesso do 1º Ciclo de Cinema e Reflexão: Aprender a Viver, Aprender a Morrer – que aconteceu na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, no mês de setembro –, a Faculdade de Medicina de Itajubá, em Minas Gerais, numa parceria com o Hospital Premier, levará para seus alunos as discussões realizadas em São Paulo. É o 1º Ciclo Satélite de Cinema e Reflexão: Aprender a Viver, Aprender a Morrer. O encontro acontecerá entre os dias 24 e 25 de outubro, na Faculdade de Medicina de Itajubá.
A idéia é dar continuidade a discussão dos cuidados paliativos, expandindo seus conceitos e significados para o meio acadêmico, pois este é um tema que vem ganhando espaço no Brasil. Focada no bem-estar do paciente, geralmente idosos ou enfermos em fase terminal, essa nova abordagem interdisciplinar da medicina procura oferecer todo o atendimento possível com o principal objetivo de suavizar o sofrimento e a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
O evento conta com vasta programação técnica e cultural. Por meio de palestras e debates com especialistas, o Ciclo tem o objetivo de reunir teorias, conceitos e práticas até agora sistematizadas, de forma interdisciplinar, por profissionais ligados ao paliativismo.
Haverá também a exibição do filme “O escafandro e a borboleta”, de Julian Schnabel, seguido de debate. A proposta é analisar, do ponto de vista multiprofissional, essa nova especialidade de atendimento à saúde e utilizar a obra para isso.
Os Ciclos têm a parceria e organização da OBORÉ, que foi desafiada a fazer parte desta parceria.
Para mais informações, acesse o site da Faculdade de Medicina de Itajubá.
Clique aqui e veja a programação completa. |