Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Plantão Saúde de outubro comemora 20 anos do SUS

  30/09/2008

Os programas Plantão Saúde deste mês falam de comemoração e reflexão. São 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 30 anos de vida da OBORÉ, 20 anos da Constituição Cidadã e de avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) e 10 anos da criação da Rede de Comunicadores pela Saúde/programa Plantão Saúde. 

Essas datas nos levam a um desafio maior: entender o significado de nossa história e debater os caminhos para o futuro. No programa 427, aproveitamos os 20 anos do SUS para debater o seu significado desde a Constituição de 1988. O médico José Luiz Riani Costa, que atuou até recentemente no Ministério da Saúde junto à Secretaria de Gestão Participativa, dirigindo o Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS, acompanhou a criação das diretrizes da saúde pública. E a mudança foi brutal. Antes, atendimento garantido era privilégio somente de quem tinha carteira assinada. O SUS passa a prever o atendimento gratuito e universal.

Contudo, ao lembrar os avanços do SUS, não podemos esquecer de seus desafios urgentes, como a carência de médicos e os problemas de gestão, que tanto afetam a população. No programa 428, a entrevista com a presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES), Sônia Fleury, nos dá uma radiografia do que ainda precisa ser construído nessa área da saúde pública.

No terceiro programa do mês, o 429, enfocamos uma das principais estratégias da saúde pública no Brasil: o Programa de Saúde da Família. A política existe na maioria dos municípios e pode ganhar ainda mais capilaridade com a implantação do Mais Saúde, apresentado pelo governo federal no início deste ano.

Finalmente, no programa 430, seguimos com a discussão sobre qualidade de vida dos idosos. Agora, de uma maneira diferente: quais os caminhos e alternativas para aliviar o sofrimento de quem possui doenças agudas e terminais? Quem responde é Ricardo Carvalho, cardiologista (Incor/SP), membro do grupo de estudos sobre cuidados paliativos do Conselho Regional de Medicina de SP (CREMESP) e diretor do Instituto Paliar.

Você pode acessar ainda o Desfile Musical deste mês, uma edição compacta do concerto que comemorou os 30 anos da OBORÉ, dia 14 de setembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O material está disponível em nossa página, basta acessar este link e ver quanta gente boa passou por lá.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online