Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  OBORÉ promove lançamento do romance A noiva da revolução

  29/09/2008

A OBORÉ convida para o lançamento do romance A noiva da Revolução, do jornalista e escritor Paulo dos Santos de Oliveira. O lançamento do livro acontecerá no dia 14 de outubro, terça-feira, às 19 horas, na Livraria da Vila dos Jardins.

Na ocasião haverá também um debate sobre a Revolução de 1817 e participação brasileira nas lutas pela independência latino-americanas, com o historiador Carlos Guilherme Mota, com o artista Antônio Carlos Nóbrega e com o jornalista Xico Sá.


Sobre a obra

Em 2010 será comemorado do México à Argentina, o bicentenário do início das lutas pela autonomia e democracia nos países latino-americanos. E o Brasil não esteve fora desse processo. A Revolução de 1817, na qual um terço da população nacional levantou-se contra a dominação lusa, espelhou, aqui, aquele movimento. Liderada pelo capixaba Domingos Martins – amigo pessoal de Simón Bolívar e de Francisco de Miranda – ela nos deu uma república com constituição, exército, marinha, bandeira e até mesmo embaixadores no exterior, cinco anos antes do “sete do setembro”. E foi além, fazendo valer aqui, pela primeira vez, os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, há pouco lançada na França. Das Alagoas ao Ceará pôs o povo em pé de igualdade com os poderosos, anunciou o fim da escravidão, deu exemplos de ética republicana como jamais foram vistos por aqui.

“Única revolução brasileira digna desse nome”, segundo Oliveira Lima, durou 74 dias, foi violentamente reprimida ao custo de mil e quinhentos mortos e feridos e oitocentos degredados, e a perseguição se estendeu à sua memória. Mesmo se tratando de um dos mais importantes eventos políticos ocorridos no país, não é hoje ensinada nas escolas e permanece praticamente ignorada, vítima de um deliberado “apagão” histórico.

A Noiva da Revolução está ajudando a levantar uma ponta desse véu. Apoiada em vários anos de pesquisas, essa obra – publicada pela Comunigraf Editora e simultaneamente em Portugal pela QuidNovi – traz, pela primeira vez, uma descrição completa daquele movimento de forma romanceada mas com absoluta fidelidade aos fatos históricos. A partir do caso de amor proibido entre o maior líder patriota, o capixaba Domingos José Martins e Maria Teodora da Costa, a jovem filha do comerciante português mais rico do Recife. 

O autor faz uma saborosa reconstituição dos costumes e do ambiente da época, traça o perfil dos seus principais personagens e descreve o dia-a-dia do movimento.

SERVIÇO
Lançamento A noiva da revolução
Dia 14 de outubro, terça-feira, às 19h
Local: Livraria da Vila dos Jardins - Alameda Lorena 1731

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online