17/09/2008
Na próxima segunda-feira (22) termina o prazo para a escolha dos jornalistas que ganharão o Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos da Declaração/Prêmios Vladimir Herzog. O prêmio será concedido uma única vez, a cinco jornalistas brasileiros agraciados nos últimos 30 anos pelo Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos.
A escolha dos profissionais que mais se destacaram na cobertura dos direitos humanos no Brasil está sendo feita por um júri composto pelos próprios comunicadores que já receberam o Prêmio Vladimir Herzog. Do total de 546 jornalistas, apenas 148 votaram até o dia 17, ou seja, 27% do júri.
O Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos da Declaração/Prêmios Vladimir Herzog faz parte das atividades das Nações Unidas em comemoração ao 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O prêmio será entregue no dia 27 de outubro de 2008 – mesma data da premiação da 30ª edição do Vladimir Herzog.
Além do troféu, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil decidiu reunir e disponibilizar ao público em geral todas as matérias premiadas no Vladimir Herzog ao longo destas três décadas. O material estará disponível em um site que será lançado no dia 10 de dezembro de 2008 – data do 60º aniversário da Declaração, como forma de democratizar, de maneira permanente, o acesso a esse precioso acervo da história brasileira.
Essas iniciativas vêm sendo elaboradas e trabalhadas desde março, quando a OBORÉ foi desafiada a uma parceria ativa e criativa nessa jornada. De lá para cá foram inúmeras reuniões de trabalho e de articulação com entidades e personalidades parceiras. Hoje, mais de uma dezena de entidades e personalidades apóiam essa iniciativa. São elas: Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR); Comissão Organizadora do 30º Prêmio Vladimir Herzog – formada pelo Sindicato dos Jornalistas; Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de S. Paulo; Ordem dos Advogados do Brasil/ Seção de São Paulo (OAB/SP); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Ouvidoria das Polícias de São Paulo; Fórum dos ex-Presos e Perseguidos Políticos; Família Herzog –, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Fundação Padre Anchieta; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Comunidade Coral Luther King; Elifas Andreato e Maxpress.
Leia também:
Veja também o vídeo de Elifas Andreato sobre a criação do Troféu Especial
ONU apresenta ambiente de votação do Troféu Especial de Imprensa
ONU apresenta Troféu Especial de Imprensa e Coral Luther King homenageia Vladimir Herzog
Acervo premiado do "Vladimir Herzog" vai ser resgatado
Lançamento do Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 anos de Direitos Humanos reúne governo e sociedade civil na Cúria Metropolitana de SP
Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos de Direitos Humanos
|