04/09/2008
Com discussões sobre temas recentes na pauta da saúde, o Plantão Saúde deste mês vem programas bastante didáticos e trabalhados de forma aprofundada. No programa 423, entramos na mobilização da campanha de vacinação contra a rubéola, que vai até o dia 12 de setembro. Homens e mulheres com idades entre 20 e 39 anos devem procurar os postos de saúde em todo o Brasil para tomar a vacina. A maior campanha faz parte do esforço da Organização Pan-Americana de Saúde para erradicar a rubéola nas Américas.
Outro tema de nossa programação quem tem tudo a ver com saúde é a inflação dos alimentos. Comer ficou bem mais caro neste ano. Então, resolvemos mostrar as causas dessa situação que elevou o preço do arroz, do feijão, da farinha, do leite e da carne. O impacto é sentido aqui no Brasil, mas é mais crítico nos países pobres que dependem da importação de alimentos.
O terceiro programa do mês, o 425, fala sobre um veneno que está invisível em muitos alimentos nos supermercados e feiras: o agrotóxico. Vamos falar de uma substância de nome complicado, a cihexatina, que será proibida no Brasil. Ela está presente em sete agrotóxicos aplicados em frutas cítricas, maçã, morango e café.
E no último programa, mostramos como a ciência prevê que o aquecimento global vai mudar o perfil de doenças comuns. Há uma entrevista com o pesquisador Wanderli Pedro Tadei, do Inpa – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, que indica um aumento do número de mosquitos transmissores da malária em função das situações de mudança climática.
|