|
06/11/2001
No próximo dia 10 de novembro fará um ano do falecimento de David Capistrano da Costa Filho. Médico sanitarista, Capistrano foi Secretário da Saúde e prefeito de Santos, de 93 a 96, período em que deu início a projetos de locação social no centro da cidade, à urbanização da Vila Santa Casa, Vila Alemoa, Vila Pelé, Conjunto Ilhéu Baixo, Vila Ayrton Senna e Dique da Vila Gilda. Ganhou notoriedade internacional com a construção da rede de saúde pública neste município. Para homenageá-lo a Câmara Municipal de Santos, numa iniciativa da vereadora Cassandra (PT), promove no próximo dia 9, sexta-feira, Sessão Solene, com início previsto para as 19 horas.
Como prefeito de Santos, Capistrano implementou diversas políticas de promoção social nas áreas da Habitação, Educação e Assistência Social. Em sua administração, o Centro, os Morros e a Zona Noroeste da cidade mereceram atenção especial com a criação das administrações regionais. Criou ainda a Secretaria do Meio Ambiente, responsável pelo controle da balneabilidade das praias.
Em São Paulo, Capistrano implantou o Projeto Qualis/Programa Saúde da Família, do qual foi coordenador junto com o ex-ministro Adib Jatene. Era o principal consultor da OBORÉ na área da saúde. Também atuava, nos últimos meses de vida, como consultor do Ministério da Saúde. A solenidade de homenagem a Capistrano será realizada na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal - Praça Mauá, s/n, no Centro de Santos.
Com o objetivo de manter um espaço permanente de homenagem a Capistrano, a OBORÉ criou em seu site o Memorial David Capistrano Filho para a divulgação de textos e artigos de seus amigos mais próximos.
|
|