Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Cuidados paliativos ganham ciclo de cinema e debates na Cinemateca

  29/08/2008

O atendimento à saúde sob o prisma dos cuidados paliativos vem ganhando espaço no Brasil. Focada no bem-estar do paciente, geralmente idosos ou enfermos em fase terminal, essa nova abordagem interdisciplinar da medicina procura oferecer todo o atendimento possível com o principal objetivo de suavizar o sofrimento e a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Para disseminar e ampliar essa discussão, o Premier Residence Hospital, que atua a partir dos conceitos dos cuidados paliativos há quatro anos, promove de 11 a 14 de setembro, o 1º Ciclo de Cinema e Reflexão: Aprender a Viver, Aprender a Morrer

O evento, pioneiro no setor, terá lugar na Cinemateca Brasileira e conta com vasta programação técnica e cultural. Por meio de palestras e debates com especialistas, a 1ª Jornada de Cuidados Paliativos tem o objetivo de reunir teorias, conceitos e práticas até agora sistematizadas, de forma interdisciplinar, por profissionais ligados ao paliativismo que atuam no INCOR, Hospital do Servidor Público Estadual e Municipal, Premier, SP Internações Domiciliares, Instituto Paliar e Conselho Regional de Medicina de São Paulo. 

O Ciclo de Cinema e Reflexão pretende analisar, do ponto de vista multiprofissional, essa nova especialidade de atendimento à saúde através de três grandes obras do cinema nacional e mundial que abordam o tema vida e morte: Cazuza, o tempo não pára (Walter Carvalho e Sandra Werneck), Fale com ela (Almodóvar) e Viver (Kurosawa).

Desafiada pelo Premier a uma parceria ativa e criativa na organização do Ciclo, a OBORÉ será homenageada na tarde do domingo (14) no Celebrando a Vida: 30 anos da OBORÉ.   

Na festa, haverá exibição do filme ABC da Greve, de Leon Hirszman, e uma mesa de reflexão sobre o período de 78 para cá, com convidados especiais como a psicanalista Maria Rita Khel, o analista político e ex-diretor da OBORÉ Editorial João Guilherme Vargas Netto, o secretário da Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil, e a historiadora Célia Camargo, do CEDEM/Unesp.

Para encerrar as festividades, duas apresentações musicais. O concerto Queridos Amigos da OBORÉ  apresentará um Tributo a Pasolini - "Lasciatemi Morire", com o Coral Luther King e Camerata Jardim Harmônico com regência do maestro Martinho Lutero. E um enlace musical, com roteiro e produção de Oswaldo Colibri, denominado A Alegria do Choro trará nomes como Ivan Vilela, Francisco Araújo, Paola Picherzky, Maurício Pereira, Quarteto Pererê, Matuto Moderno, Isaías e seus Chorões, Conjunto do Clube do Choro de São Paulo, Chico de Assis e Orlandinho, e Aquiles Reis, do MPB 4, para brindar com boa música os convidados.

As atividades são gratuitas. As inscrições para a Jornada e o Ciclo de Cinema estão abertas aos interessados até o dia 5 de setembro, nos endereços www.ciclopremier.com.br e www.cinemateca.gov.br.

Confira toda a programação do evento aqui.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online