29/08/2008
O atendimento à saúde sob o prisma dos cuidados paliativos vem ganhando espaço no Brasil. Focada no bem-estar do paciente, geralmente idosos ou enfermos em fase terminal, essa nova abordagem interdisciplinar da medicina procura oferecer todo o atendimento possível com o principal objetivo de suavizar o sofrimento e a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Para disseminar e ampliar essa discussão, o Premier Residence Hospital, que atua a partir dos conceitos dos cuidados paliativos há quatro anos, promove de 11 a 14 de setembro, o 1º Ciclo de Cinema e Reflexão: Aprender a Viver, Aprender a Morrer.
O evento, pioneiro no setor, terá lugar na Cinemateca Brasileira e conta com vasta programação técnica e cultural. Por meio de palestras e debates com especialistas, a 1ª Jornada de Cuidados Paliativos tem o objetivo de reunir teorias, conceitos e práticas até agora sistematizadas, de forma interdisciplinar, por profissionais ligados ao paliativismo que atuam no INCOR, Hospital do Servidor Público Estadual e Municipal, Premier, SP Internações Domiciliares, Instituto Paliar e Conselho Regional de Medicina de São Paulo.
O Ciclo de Cinema e Reflexão pretende analisar, do ponto de vista multiprofissional, essa nova especialidade de atendimento à saúde através de três grandes obras do cinema nacional e mundial que abordam o tema vida e morte: Cazuza, o tempo não pára (Walter Carvalho e Sandra Werneck), Fale com ela (Almodóvar) e Viver (Kurosawa).
Desafiada pelo Premier a uma parceria ativa e criativa na organização do Ciclo, a OBORÉ será homenageada na tarde do domingo (14) no Celebrando a Vida: 30 anos da OBORÉ.
Na festa, haverá exibição do filme ABC da Greve, de Leon Hirszman, e uma mesa de reflexão sobre o período de 78 para cá, com convidados especiais como a psicanalista Maria Rita Khel, o analista político e ex-diretor da OBORÉ Editorial João Guilherme Vargas Netto, o secretário da Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil, e a historiadora Célia Camargo, do CEDEM/Unesp.
Para encerrar as festividades, duas apresentações musicais. O concerto Queridos Amigos da OBORÉ apresentará um Tributo a Pasolini - "Lasciatemi Morire", com o Coral Luther King e Camerata Jardim Harmônico com regência do maestro Martinho Lutero. E um enlace musical, com roteiro e produção de Oswaldo Colibri, denominado A Alegria do Choro trará nomes como Ivan Vilela, Francisco Araújo, Paola Picherzky, Maurício Pereira, Quarteto Pererê, Matuto Moderno, Isaías e seus Chorões, Conjunto do Clube do Choro de São Paulo, Chico de Assis e Orlandinho, e Aquiles Reis, do MPB 4, para brindar com boa música os convidados.
As atividades são gratuitas. As inscrições para a Jornada e o Ciclo de Cinema estão abertas aos interessados até o dia 5 de setembro, nos endereços www.ciclopremier.com.br e www.cinemateca.gov.br.
Confira toda a programação do evento aqui. |