27/08/2008
Em maio de 2008, o Ponto de Cultura Vila Buarque participou do Dia Internacional das Histórias de Vida, promovido pela Rede Internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Portugal, EUA e Canadá) e pelo Center for Digital Storytelling (EUA). Essa foi a primeira vez que uma data foi escolhida para lembrar a importância do registro e socialização de experiências de vida em todo o mundo.
O Ponto de Cultura Vila Buarque não ficou de fora e começou sua participação contando as histórias de vida de alguns dos presos políticos do Brasil. “A roda teve como convidados jornalistas, escritores, professores, estudantes que atuavam politicamente em um momento turbulento da história do país e que tiveram contato com presos políticos ou tenham sido eles mesmos presos por defender suas convicções”, explica Patrícia Andrade, do Ponto de Cultura Vila Buarque, em seu áudio gravado na roda de conversa.
O encontro foi gravado, editado e os áudios estão agora disponíveis num audioblog. Lá você encontrará as histórias de Audálio Dantas – jornalista, escritor e vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Levi Ferrari – sociólogo, professor e presidente do IPSO, Sérgio Gomes - jornalista, diretor da OBORÉ, Fátima Peres - educadora, Rui Veiga - jornalista e Elza Rezk - viúva de Antonio Rezk, ex-deputado cuja trajetória política é tida como exemplo de dignidade e coragem na luta pela democracia.
Acesse o audioblog e ouça os depoimentos em www.memorias.utopia.org.br |