21/08/2008
O Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos da Declaração/Prêmios Vladimir Herzog – prêmio que será concedido, uma única vez, a cinco jornalistas brasileiros agraciados nos últimos 30 anos pelo Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos – será apresentado neste domingo, 24, às 17 horas no salão da Capela do Colégio Sion. No encontro será lançado também o ambiente de votação (clique aqui e veja como será o processo de votação) onde os jurados farão a escolha dos profissionais que receberão o Troféu Especial.
O júri, composto por comunicadores que já receberam o Prêmio Vladimir Herzog, será convidado a escolher até o dia 22 de setembro, os cinco jornalistas que mais se destacaram na cobertura dos direitos humanos no Brasil. “A idéia desse prêmio é que os ganhadores sejam escolhidos por seus pares. Quem vota, também pode ser votado”, explica o diretor da OBORÉ, Sérgio Gomes, que foi convidado pelo diretor do Centro de Informação para as Nações Unidas no Brasil, Giancarlo Summa, a pensar essa proposta em parceria com a ONU.
Criado por Elifas Andreato, o Troféu Especial trará um Vlado vitorioso. A idéia, segundo o artista é retratar a vitória da luta daqueles que foram calados durante o regime militar. De acordo com Elifas, a imagem de Vlado, sempre derrotado, é falsa, pois apesar de sua morte, a bandeira pela qual ele lutava venceu: a democracia. A escolha de Elifas Andreato para pensar e fazer este troféu não foi aleatória. Em 1981, cópias em serigrafia de uma tela do artista constituíram a premiação do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Durante o encontro, as entidades parceiras e apoiadoras da iniciativa firmarão publicamente o Memorando de Entendimento – documento formal das Nações Unidas que estabelece os compromissos assumidos por cada uma das instituições na realização de toda esta complexa empreitada.
No encerramento das atividades, às 18 horas, haverá na Capela do Colégio Sion, o concerto Holocaustis, apresentado pelo Coral Luther King e Orquestra de Câmera Jardim Harmônico, sob regência do maestro ítalo-brasileiro Martinho Lutero Galatti. A apresentação, que faz parte da Temporada 2008 do Coral Luther King, será uma homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, “Essa é uma homenagem pelas torturas que ele sofreu durante aquele período. Foi uma vida interrompida, uma trajetória. Essa será uma homenagem a ele e às vítimas de todos os holocaustos. Índios, ciganos, judeus e todos que tiveram suas vidas interrompidas”, diz o maestro Martinho Lutero.
O Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos da Declaração/Prêmios Vladimir Herzog faz parte das atividades das Nações Unidas em comemoração ao 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este prêmio será entregue uma única vez, no dia 27 de outubro de 2008, aos cinco jornalistas brasileiros que mais se destacaram na cobertura dos direitos humanos no Brasil. Os vencedores do Troféu Especial serão eleitos pelos mais de 500 ganhadores das 29 edições do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Além do troféu, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil decidiu reunir e disponibilizar ao público em geral todas as matérias premiadas no Vladimir Herzog ao longo destas três décadas. “São duas iniciativas destinadas ao reconhecimento do papel decisivo dos jornalistas e da imprensa na conquista da democracia e na defesa dos direitos humanos no País”, diz o documento da ONU encaminhado aos jornalistas que conquistaram o Prêmio Vladimir Herzog.
Um novo site será lançado dia 10 de dezembro de 2008, data do 60º aniversário da Declaração, como forma de democratizar, de maneira permanente, o acesso a esse precioso acervo da história brasileira.
Essas iniciativas vêm sendo elaboradas e trabalhadas desde março, quando a OBORÉ foi desafiada a uma parceria ativa e criativa nessa jornada. De lá para cá foram inúmeras reuniões de trabalho e de articulação com entidades e personalidades parceiras. Hoje, mais de uma dezena de entidades e personalidades apóiam a iniciativa. São elas: Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR); Comissão Organizadora do 30º Prêmio Vladimir Herzog – formada pelo Sindicato dos Jornalistas; Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de S. Paulo; Ordem dos Advogados do Brasil/ Seção de São Paulo (OAB/SP); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Ouvidoria das Polícias de São Paulo; Fórum dos ex-Presos e Perseguidos Políticos; Família Herzog –, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Fundação Padre Anchieta; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Comunidade Coral Luther King; Elifas Andreato e Maxpress.
SERVIÇO
Apresentação pública do Troféu Especial e da plataforma de votação
Dia 24 de agosto (domingo), às 17 horas
Salão da capela do Colégio Sion - Av. Higienópolis, 983, em frente à Cúria Metropolitana de São Paulo
Concerto Holocaustis
Dia 24 de agosto (domingo), às 18 horas
Capela do Colégio Sion - Av. Higienópolis, 983, em frente à Cúria Metropolitana de São Paulo
Ingressos: R$ 20,00 |