31/07/2008
Todo ano, mais de 30 mil pessoas morrem e outras 100 mil precisam ser internadas depois de sofrerem um acidente de trânsito. A maioria desses acidentes está relacionada com o excesso de bebidas alcoólicas. Para solucionar esse problema, o governo federal adotou tolerância zero para o álcool. Agora, o aviso “se beber, não dirija” está sendo ouvido pelos motoristas de todo o País. Nas últimas semanas, centenas de pessoas já foram presas porque dirigiram depois de beber. Para você entender melhor o que isso significa, no programa 419 tratamos da relação álcool e trânsito.
Outro tema de nossa programação é o financiamento da saúde. Muita gente não sabe, mas toda pessoa pode acompanhar os gastos em sua cidade. O descaso e o desconhecimento da sociedade, no entanto, contribuem para multiplicar problemas. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Júnior, que fala no programa 420, se os recursos fossem definidos e aplicados de forma correta, haveria uma transformação do Sistema Único de Saúde.
Falar de envelhecimento precisa começar a ser uma preocupação até do jovem. Muitos acham que falta muito para a velhice chegar, mas essa questão tomará cada vez mais espaço na sociedade. Estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde revelam que em 2050 o Brasil terá o mesmo número de jovens e idosos. Hoje, existem cerca de 16 milhões de homens e mulheres com mais de 60 anos. A edição 421, a geriatra Angélica Yamaguchi explica que a preocupação com a terceira idade deve começar por volta dos 40 anos.
O programa da última semana de agosto fala do trabalho infantil. Um decreto aprovado pelo presidente da República lista as piores formas de exploração das nossas crianças: trabalho doméstico, escravidão, tráfico de drogas e prostituição. Acompanhe as explicações do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no programa 422.
|