|
18/07/2008
Depois de uma semana de palestras e uma oficina de vídeo de bolso, os estudantes do módulo Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter começam a preparar as malas para a viagem à região. Durante cinco dias, entre os dias 21 e 26 de julho, os futuros jornalistas vão conhecer Marabá (PA), Tucuruí (PA), Belém (PA), Macapá (AP) e Oiapoque (AP).
O encerramento das atividades do Curso Preparatório aconteceu nesta sexta-feira (18) com a oficina de vídeo de bolso preparada pelos profissionais do Ponto de Cultura Vila Buarque. Glauco Paiva, artista plástico de formação, coordenou a manhã. Falou aos estudantes sobre enquadramentos, softwares, equipamentos.
A idéia é que durante a viagem, os alunos produzam uma cobertura multimídia, com esses pequenos vídeos, áudios, textos e fotografias.
Nos dias do Curso Preparatório, passaram pelo Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ profissionais de várias áreas do conhecimento que trouxeram aos alunos diferentes olhares sobre os problemas e as perspectivas da região. Conheceram a visão do Exército, do Instituto Socioambiental, da Fundação Amazonas Sustentável e a visão de especialistas em geologia, química, biologia, antropologia e medicina. O objetivo era capacitar os estudantes que viajarão à Amazônia com o máximo de informações contextualizadas sobre a região. Curso feito, agora é hora de colocar em prática o aprendido durante esta semana.
Na segunda (21), às 6h15 todos aqueles que viajarão deverão estar na sede da OBORÉ, de onde sairá um ônibus do Exército – parceiro viabilizador da viagem – que levará os estudantes até o avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A cobertura da viagem, além do site da OBORÉ, estará disponível no endereço eletrônico do projeto Repórter do Futuro: www.reporterdofuturo.com.br
|
|