|
21/07/2008
A escolha dos profissionais que receberão o Troféu Especial ficará a cargo dos cerca de 800 ganhadores das edições anteriores do Prêmio Vladimir Herzog. Eles serão convidados a escolher, dentro dessa relação de premiados, os cinco profissionais que mais se destacaram na cobertura de assuntos ligados aos direitos humanos ao longo desses 30 anos.
Nesta sexta-feira (18), a viúva de Vlado, Clarice Herzog, reuniu-se com Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ, e Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informação da ONU no Brasil. “Estou achando essa iniciativa maravilhosa. Estávamos precisando disso. Nesses 30 anos houve um desgaste do prêmio, realmente. Acho que essa é uma possibilidade de renascimento das origens do que é esse prêmio, ou seja, uma coisa da sociedade. Fiquei muito feliz e estou emocionada com tudo isso.
Os cinco vencedores do Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos de Direitos Humanos serão anunciados durante a cerimônia de premiação do 30º Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, que acontecerá no dia 27 de outubro, no Teatro Tuca, na capital paulista. “Esse é um prêmio especial, pois será escolhido pelos pares. Isso significa que os próprios jornalistas, vencedores das edições anteriores do Vladimir Herzog, escolherão aqueles cinco que, na sua opinião, mais se destacaram ao longo desses anos na cobertura dos direitos humanos. Isso nunca aconteceu”, destaca Sérgio Gomes.
O prêmio Vladimir Herzog foi criado quatro anos após o assassinato de Vlado pelos agentes da repressão política, como estímulo à produção de matérias sobre os direitos humanos. Ao longo de sua história, a premiação se consolidou como uma das mais importantes do jornalismo brasileiro e está na sua 30ª edição.
Já no Dia dos Direitos Humanos – comemorado mundialmente em 10 de dezembro – será lançada uma página na internet onde estarão disponíveis, pela primeira vez, todas as matérias – textos de jornais e revistas, fotografias, reportagens de rádio e televisão - que foram premiadas desde 1978.
Logo após o lançamento foi realizado o Concerto Justitiae, oferecido pela Comunidade Coral Luther King, com a regência do Maestro Martinho Lutero e com a participação especial da atriz Eva Wilma, na capela do Colégio Sion.
O Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos de Direitos Humanos faz parte das atividades da ONU em comemoração ao 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
É uma iniciativa do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio de Janeiro); da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR); do Instituto Moreira Salles (IMS); da Fundação Padre Anchieta (FPA); da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; da Comissão organizadora do Prêmio Vladimir Herzog (integrada pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a Associação Brasileira de Imprensa, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Federação Nacional dos Jornalistas, a Ouvidoria das Polícias de São Paulo, a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, o Fórum dos ex-Presos e Perseguidos Políticos, e a Família Herzog); do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP); da Comunidade Coral Luther King (CCLK); da Maxpress, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ), e da OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes.
Outras informações: Valéria Schilling Assessora de Comunicação - Centro de Informação da ONU 21-2253-2211 E-mail: valeria@unicrio.org.br
|
|