07/07/2008
No último sábado (5), no auditório do Teatro Next, aconteceu o Encontro de Seleção dos estudantes que pretendem participar do módulo Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro. Dos 177 alunos de jornalismo inscritos, 62 compareceram ao teste que vai ajudar a escolher os 10 participantes do módulo que debaterá questões relevantes sobre a Amazônia e terminará com uma viagem – realizada em parceria com o Exército – entre os dias 21 e 26 de julho à região.
Durante o encontro, os estudantes tiraram suas dúvidas sobre o funcionamento do curso e da viagem. Após o teste, alguns falaram sobre suas expectativas e importância do curso. Luiz Prado, da ECA-USP, já participou de outros módulos do Repórter do Futuro. Foi um dos selecionados da primeira viagem à Amazônia e com conhecimento de causa diz que essa é uma experiência enriquecedora. “Aqui em São Paulo a gente está muito pautado pelo o que os veículos debatem sobre a Amazônia. A gente fica achando que a Amazônia se resume a dois ou três assuntos e não consegue perceber toda a diversidade que existe lá. Então, essa experiência nos ajuda a abrir a cabeça e ver essa questão de outra forma, a sair do lugar comum.”
Já Débora Farias, aluna da Uninove, não quer se formar sem ter participado de uma experiência como esta. “Eu quero viver isso e trazer esse novo conhecimento para as pessoas que não estiveram lá. Já tinha me inscrito em outros módulos e não podia participar por causa do trabalho. Resolvi pensar nos meus estudos e nessas oportunidades. Larguei tudo para tentar uma vaga”, conta.
Expectativas a parte, agora as avaliações passarão pela leitura atenta dos coordenadores. Cada um vai eleger 10 candidatos e do cruzamento das escolhas dos coordenadores surgirão os nomes dos alunos que participarão do módulo Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter. A lista dos aprovados será divulgada no dia 9 de julho, quarta-feira. Fazem parte da banca examinadora: Álvaro Azevedo, Pedro Ortiz e Rodrigo Savazoni.
Cronograma
Os estudantes aprovados receberão um comunicado, via e-mail, e terão até o dia 11, sexta-feira, para confirmar seu interesse em participar do curso. Fará parte dessa confirmação: o pagamento de um cheque no valor de R$ 500,00 pós-datado para 6 de setembro – ver critério da Reembolsa –; e apresentação da carteira de vacinação com as vacinas contra tétano, hepatite B e febre amarela em dia. É importante lembrar que só aqueles alunos que tiverem tomado as vacinas poderão participar da viagem.
A primeira reunião dos aprovados acontecerá no sábado, dia 12, na OBORÉ. Entre os dias 15 e 18 haverá um curso preparatório, com especialistas que vão debater temas relevantes sobre a Amazônia. O curso acontecerá no Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ, das 9 horas ao meio-dia.
Entre os dias 21 e 26 de julho os alunos selecionados passarão por Marabá (PA), Tucuruí (PA), Belém (PA), Macapá (AP) e Oiapoque (AP). (Veja aqui a programação completa)
Após a viagem, os estudantes terão até o dia 15 de agosto para produzir e publicar as matérias. No dia 6 de setembro, acontecerá o encerramento do módulo, com apresentação dos resultados, avaliação, entrega dos certificados e das Reembolsas.
Critérios da Reembolsa:
A Reembolsa é a devolução dos cheques aos alunos que:
1- Compareceram à reunião de planejamento, no dia 12 de julho;
2- Tiveram 100% de freqüência no curso preparatório;
3- Participaram da viagem;
4- Produziram um texto sobre a viagem/Amazônia até o dia 15 de agosto;
5- Conseguiram publicar reportagem sobre o assunto – até o dia 6 de setembro – em qualquer veículo jornalístico que tenha um editor responsável.
Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter
Patrocínio e co-promoção: Exército Brasileiro
Realização: OBORÉ
Apoio: ABI - Associação Brasileira de Imprensa; ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo; Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento;
IEA- Instituto de Estudos Avançados da USP - Curso de Jornalismo da Universidade Católica de São Paulo; Curso de Jornalismo da Universidade Mackenzie; Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações da USP; Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero; Canal Universitário de São Paulo; FEPESP – Federação dos Professores do Estado de São Paulo; Fundação Padre Anchieta; IEA - Instituto de Estudos Avançados; ISA – Instituto Socioambiental; Ludo Filmes; Sindicato dos Professores de São Paulo; TV Assembléia - SP; TV Brasil - Canal Integración; TV USP; TV Mackenzie; TVAberta/ Canal Comunitário de São Paulo; Universidade Metodista; WeDo Comunicação.
|