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  Mídia, ecologia e sociedade são os temas centrais do Intercom este ano
Fonte: Intercom
  27/06/2008

Profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de comunicação têm encontro marcado, de 2 a 6 de setembro, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Trata-se do 31º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM 2008), promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, com apoio do Canal Futura e da Globo Universidades. O congresso é considerado um dos mais importantes eventos científicos da área de Comunicação das Américas. As inscrições estarão abertas até o dia 06/08 pelo site www.intercom.org.br ou pelo telefone (11) 3091-4088.

Ele acontece no marco de duas comemorações emblemáticas: os 50 anos de fundação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e os 110 anos do nascimento de Câmara Cascudo, intelectual paradigmático que proferiu a lição inaugural da nova universidade e construiu uma obra monumental sobre a cultura popular. 

Mídia, Ecologia e Sociedade será o tema central que norteará as discussões nas diversas mesas que compõem o congresso. Sua escolha deveu-se ao cenário e as pautas que diariamente estão presentes nos noticiários da imprensa mundial: desmatamento, aquecimento global, mudanças climáticas, derretimento das calotas polares, entre outros, que passaram também a invadir as peças publicitárias, em produções teatrais e cinematográficas, em criações musicais, audiovisuais e literárias. A participação de pesquisadores brasileiros e do exterior, e de profissionais em um fórum científico interdisciplinar para refletir especialmente sobre o tema e de questões relevantes e emergentes da área de Comunicação, como: consciência ambiental, mídia e comunicação ambiental, meio ambiente e divulgação científica, e responsabilidade socioambiental; proporcionarão debates e reflexões que irão sensibilizar a sociedade.

Para o presidente da INTERCOM o professor José Marques de Melo, a presente conjuntura, marcada pela aceleração dos desmatamentos e do aumento no consumo de derivados de petróleo, desafiam a comunidade acadêmica a refletir e a pesquisar sobre o impacto do meio ambiente nos processos de mediação simbólica. “Falar em mídia e ecologia na sociedade contemporânea, marcada pela aceleração desordenada de crescimento, pelas mutações, é se referir não apenas aos meios existentes, mas a novos e desconhecidos cenários. O mercado, diante disso, tem que se posicionar firmemente”, afirma.
 
Após cerca de duzentos anos de industrialização crescente e automação dos antigos processos artesanais – o que provocou um aumento considerável do consumo de energias não-renováveis no mundo todo e, em especial, nos países do Hemisfério Norte – o Homem começou a se dar conta de que o Planeta anunciava os primeiros sinais de desequilíbrio ambiental. Mesmo após a Eco-92 e o Tratado de Kioto, várias nações que compõem o bloco do G8 continuam a ignorar os problemas do meio ambiente em seus países e jogam suas “culpas” às nações pobres e em desenvolvimento. 

Marques de Melo ressalta ainda a importância do evento para as novas gerações que estudam comunicação nas universidades brasileiras e para aqueles que desenvolvem suas atividades profissionais: “há mais de três décadas o nosso país vem pesquisando os fenômenos nacionais de comunicação. Esse conhecimento autóctone, gerado principalmente nos cursos de pós-graduação, nem sempre tem sido transferido para a sociedade”.
Falar hoje de um mercado e uma sociedade voltada as preocupações ecológicas é falar simplesmente de uma lógica de dispositivos e ações, linguagens e rotinas, de processos e relações que estão presentes na vida dos profissionais, docentes, alunos e ex-alunos, mas também na vida do conjunto da cidadania.

O Congresso
Desde a sua fundação em 1977, a Intercom promove todos os anos seu congresso em um grande centro do país. Nos últimos onze anos, a entidade realizou o evento em diferentes instituições, cidades e regiões brasileiras, com o intuito de discutir e difundir temas prementes do campo da Comunicação por meio de eixos temáticos centrais, que contribuam para a sociedade.

Para 2008, a programação tem início com o pré-congresso com debates sobre olhares lusitanos e brasileiros na cultura, tecnologia e na comunicação. Serão apresentados dez trabalhos no Colóquio Bi-Nacional Brasil-Portugal, que acontece nos dias 02 e 03 de setembro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – auditório da Reitoria. Dentre os trabalhos inscritos estão temas como: Estudos Jornalísticos daquém e dalém-mar, Cultura e Tecnologias da Imagem, Tendências e Pesquisas Lusófonas na Comunicação, entre outros. 

Também faz parte da programação cultural do pré-congresso, a exibição inédita no país do filme-documentário Santa Liberdade, dirigido por Margarita Ledo Andión, sobre o seqüestro do navio Santa Marta pelos revolucionários portugueses que precederam a Revolução dos Cravos.

Já o INTERCOM 2008, conta em sua programação com convidados internacionais vindos da África do Sul, Estados Unidos, França, México, Portugal, Venezuela, Espanha, Inglaterra, Argentina, Moçambique e do Canadá, que participarão de painéis de debates, simpósios e conferências distribuídos em todos os dias do congresso. Já confirmaram sua presença figuras exponenciais da intelectualidade internacional, como os espanhóis Manuel Pares i Maicas, Margarita Ledo, Francisco Sierra e Bernardo Diaz Nosty, os portugueses Antonio Fidalgo, Jorge Pedro de Sousa e Luis Humberto Marcos, o cubano-mexicano Mário Nieves, os argentinos Gustavo Cimadevilla e Luis Albornoz, o mexicano Gustavo León e os brasileiros Carlos Eduardo Lins da Silva, Wilson Bueno, Gaudêncio Torquato, Carlos Chaparro, Luitgarde de Oliveira Barros, José Geraldo W. Marques, Norval Baitello Jr., Juremir Machado da Silva, Adisia Sá, Roberto Benjamin, Marcius Freire, Antonio Fausto Neto, Sinval Itacarambi, André Trigueiro, entre outros. 

Entre os vários temas que serão debatidos e apresentados, estão: A cegueira midiática nas questões ambientais; Comunicação a serviço da educação ambiental; O Jornal Nacional e Ciência; A bola na rede; Questões de gênero do diário esportivo Lance; Meio Ambiente tematizado no discurso jornalístico da Folha de São Paulo; Comunicação Cidadã; Wikipédia como espaço de interações e a redação coletiva; A inserção do repórter no relato da história: Chico Mendes, crime e castigo; O negócio da notícia na TV; Estudos de Blogs; A questão ambiental como pauta na Revista Veja; Hoje é dia de Maria: a influência das artes visuais nas direções de arte e fotografia; Pirataria, marketing e confrontos ideológicos: os paradoxos da visibilidade midiática do filme “Tropa de Elite; dentre outros.

SERVIÇO
31° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM 2008
Local: Natal
Inscrições abertas até 06/08 no site 
www.intercom.org.br  ou (11) 3091-4088
Informações: William Lara, (11) 8273-1178
 
 
 
   
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