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  Módulo chega ao fim com avaliação positiva de alunos e coordenadores

  23/06/2008

No sábado (21), os estudantes de jornalismo que participaram do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter fizeram a avaliação final do curso junto com a coordenação pedagógica e receberam seus certificados. Neste módulo, 16 alunos tiveram direito a reembolsa, pois compareceram a todos os encontros, produziram todas as matérias indicadas e publicaram ao menos uma delas em veículo com editor responsável.

Para Rodrigo Savazoni, um dos coordenadores do módulo, a avaliação do curso é muito positiva, pois oferece atividades que as escolas de comunicação não oferecem. “Seja esse debate mais reflexivo sobre questões importantes para a sociedade brasileira, seja o exercício contínuo e permanente da reportagem. As escolas não oferecem isso. Durante o módulo fizemos a cobertura do 1º de maio, do Fórum Nossa São Paulo, teremos uma viagem em julho a Sud Menucci, a cidade digital. Na avaliação dos estudantes é por isso que o curso é fenomenal”, comentou durante o processo de avaliação e entrega dos certificados.

No balanço dos estudantes também consta o pedido de mais atividades in loco para conhecer as realidades debatidas durante as conferências de imprensa. Savazoni explica que a reivindicação já está nos planos para os próximos módulos, mas que ainda tem algumas coisas que precisam ser acertadas. “Precisamos ver a logística disso tudo, mas creio que para o segundo semestre tudo isso já estará equacionado e nós teremos um curso ainda melhor para oferecer aos estudantes”, disse.

Este módulo do Projeto Repórter do Futuro inaugurou uma nova etapa nos cursos promovidos pela OBORÉ. As já tradicionais conferências de imprensa seguidas de entrevistas coletivas ganharam mais força com as atividades laboratoriais que começaram a ser desenvolvidas no módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter. A criação do site www.reporterdofuturo.com.br é um exemplo disso. No ar desde o dia 14 de maio, o endereço eletrônico é um espaço exclusivo para divulgar as informações do projeto e o material produzido pelos estudantes.

Sua inauguração começou com a cobertura multimídia do 1º Fórum Nossa São Paulo – Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável, mas a idéia é que sua atualização não pare por aí. A partir de agora, toda a produção dos estudantes e a cobertura de algumas atividades realizadas durante os módulos estarão publicadas lá. Fotos, vídeos e áudios também estarão disponíveis.

No segundo semestre, o Projeto Repórter do Futuro vai abrir vagas para os módulos Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter, uma pareceria com o Exército; e Jornalismo em Situação de Conflito Armado, parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Mensagem

José Salvador Faro, jornalista, professor e membro da diretoria do Sindicato dos Professores de São Paulo – uma das entidades patrocinadoras do curso, não pode estar presente no encerramento do curso, mas mandou dois recados à diretoria da OBORÉ e aos estudantes. Na primeira mensagem, Faro disse que o SINPRO-SP sente-se honrado em poder associar seu nome ao projeto da OBORÉ e instituições aliadas. “Queremos saudar os promotores e os participantes do evento como uma felicidade anunciada: enquanto o Projeto Repórter do Futuro se desenvolve há uma enorme esperança de que o jornalismo se encontre mais de perto com a vida, com dignidade da vida, com a perspectiva da verdade, com o respeito. Não há teoria que dê conta desse complexo. Vai ver que é a esperança, mais que a certeza, o fundamento das mudanças”, escreveu em nome da diretoria do sindicato.

A outra, “absolutamente pessoal”, como ele mesmo escreveu. “Sou professor dos cursos de jornalismo da PUC e da Metodista há muitos anos. Tenho a sorte de encontrar os alunos no 1º ano de faculdade repletos de uma saudável ansiedade, de coragem, de vontade de mudança, de contrariedade, de indignação. Enfim, todos os ingredientes fundamentais para que se construa um bom repórter. Percebo que uma parte deles vai deixando esses atributos pelo caminho na medida em que o curso caminha para o fim. Não sei dizer qual é a causa disso: não sei se é o duro aprendizado da sobrevivência, um certo cinismo dos depoimentos que vão ouvindo dos profissionais que sempre vão visitá-los ou o ceticismo daqueles professores que não acreditam muito na profissão que ensinam. É por isso que o Projeto Repórter do Futuro é importante. Ele resgata a utopia – e mostra como concretizá-la – que estava em gestão lá no início. Fico muito orgulhoso dos meus alunos que estão aqui e fico mais tranqüilo sempre que penso nessa insistência obsessiva da turma da OBORÉ em perambular pelas faculdades “vendendo” suas idéias. Enquanto isso estiver acontecendo temos alguma garantia de que a esperança, mais que a certeza, é o fundamento das mudanças.”

Aula magna

No encontro, os alunos tiveram ainda uma aula magna sobre o papel do jornalismo com um grande nome da imprensa brasileira: Eugênio Bucci. Nos últimos anos, Eugênio foi um dos responsáveis, na Radiobrás, pela condução de um processo coletivo de reflexões para uma cobertura mais cidadã de políticas públicas e foi sobre isso que conversou com os estudantes no dia 21. 

Eugênio falou, entre outras coisas, sobre o dever da imprensa com a verdade e da busca incessante pela liberdade. Segundo ele, a liberdade deixa de ser um direito e passa a ser um dever do jornalista. “A única possibilidade de mantê-la é exercendo-a. Sem a liberdade, a busca da verdade é mentirosa”, destacou.

Parte dessas e de outras idéias abordadas na fala de Eugênio Bucci está no texto “A imprensa e o dever da liberdade: a responsabilidade social do jornalismo em nossos dias”, publicado no livro Políticas Públicas Sociais e os Desafios para o Jornalismo. A obra, recém lançada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e Editora Cortez, conta com 25 artigos de especialistas de diferentes áreas que foram provocados a pensar de maneira objetiva e pragmática, reflexões e informações capazes de subsidiar avanços na cobertura da imprensa sobre políticas públicas sociais, direitos humanos e desenvolvimento humano. 

O artigo também foi publicado no Observatório da Imprensa, em quatro capítulos. Você pode acessá-los pelos títulos: A missão de servir ao cidadão e vigiar o poder; A liberdade de imprensa entendida como um dever; A qualidade da cobertura da agenda social; e Jornalista precisa de formação continuada.

A íntegra da aula magna de Eugênio Bucci estará disponível em breve nossa página.

Módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter:

As conferências de imprensa/entrevistas coletivas do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter aconteceram no espaço Aloysio Biondi, da OBORÉ, entre os dias 5 de abril e 31 de maio, com a presença dos seguintes convidados: Manoel Carlos Chaparro e Nelson Breve Dias, seleção do módulo (15/03/08); Maurício Broinizi (12/04/08); Ladislau Dowbor (19/04/08); Frederico Bussinger (26/04/08); José Luiz Del Roio (01/05/08); Alfredo Manevy (10/05/08); Elie Ghanem (17/05/08); Carlos Neder (31/05/08); Eugênio Bucci (21/06/08).

Realização: OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes

Patrocínio: ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo; FEPESP - Federação dos Professores do Estado de São Paulo; Movimento Nossa São Paulo; SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo.

Parceiros Realizadores: ABI/SP – Associação Brasileira de Imprensa/Representação São Paulo; ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo; Cátedra UNESCO de Comunicação; CNU – Canal Universitário de São Paulo; FEPESP - Federação dos Professores do Estado de São Paulo; Ludo Filmes; Movimento Nossa São Paulo; SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo; TV Aberta/Canal Comunitário de São Paulo; TV Mackenzie, TV USP e WeDo Comunicação.

Parceiros Apoiadores: Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP; Departamento de Jornalismo PUC-SP; FAJORP – Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e Fundação Padre Anchieta.

Coordenação Geral:
Sergio Gomes.

Coordenação Pedagógica: Pedro Ortiz e Rodrigo Savazoni.

Apoio Pedagógico: Ciro Pedroza e Marcelo Soares.

Secretaria Executiva: Célia Nascimento.

Coordenação de Documentação Audiovisual: Branca Regina Rosa, Gustavo Brandão e Victor Ferreira.

Coordenação do Saite Laboratório: Aloisio Milani; André Deak, Paulo Fehlauer e Rodrigo Savazoni.

Apoio Técnico: Ana Luisa Zaniboni Gomes; Ana Luiza Decloedt; Christiane Peres; Cristina Cavalcanti; Eva da Silva, Fátima Moreira de Lima Silva e Pedro Serrer. 

 
 
 
   
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