17/06/2008
Onze de agosto de dois mil e sete foi um sábado diferente em Heliópolis. Tinha gosto de vitória, alegria, alívio. A comunidade estava em festa, e não era em vão: depois de um ano fechada, a Rádio Heliópolis voltava ao ar naquela data, dando continuidade a uma luta de 15 anos pela legalização de seu veículo de comunicação comunitário.
Luta essa, que para Heliópolis já quase chegou ao fim. Hoje, Helipa, como é chamada por seus moradores, é a primeira comunidade de São Paulo a ter o aval do Ministério das Comunicações para funcionar legalmente (Leia mais em Heliópolis é a primeira comunidade de São Paulo a ter rádio autorizada). Mais deixemos um pouco os dias de hoje, para nos aproximar daquele sábado, 11 de agosto de 2007.
Foram 13 meses de espera para voltar ao ar. Equipamentos apreendidos, indignação, prisões, esclarecimentos. Muita coisa aconteceu na atuação da polícia federal naquele 20 de julho de 2006, data do fechamento da rádio. Mas um ano depois, já não fazia tanta diferença. Tinha virado história. Era dia de festa e de voltar às transmissões da Rádio Heliópolis.
A partir daquele 11 de agosto, a rádio estava liberada para funcionar em caráter experimental – uma parceria entre a associação de moradores de Heliópolis, a UNAS, e a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com o apoio da OBORÉ e de inúmeros parceiros da rádio. Na verdade, essa solução havia sido encontrada ainda em 2006, em outubro, mas como os equipamentos da rádio não existiam mais, o início das transmissões só foi possível no ano seguinte. Tempo utilizado para reequipar o estúdio e capacitar os comunicadores locais.
É essa a história contada no vídeo-documentário produzido pelo GENS – Serviços Educacionais. Reabertura da Rádio Heliópolis, marca o retorno das transmissões, a festa. O vídeo é um retrato da mobilização de entidades parceiras, moradores da comunidade e comunicadores pelo direito à informação. Um registro que contribui para o debate sobre a importância da legalização das rádios comunitárias em São Paulo.
Clique aqui e assista ao vídeo-documentário.
Veja mais:
Para quem quiser saber mais sobre o fechamento da Rádio Heliópolis, listamos outros três vídeos. Um deles produzido pelos comunicadores da rádio e os outros dois, pelo GENS, à época do fechamento.
Vídeo produzido pelos radialistas de Heliópolis
Fechamento da Rádio Heliópolis – Parte I
Fechamento da Rádio Heliópolis – Parte II
|