09/06/2008
A revista Anagrama, da USP, traz na edição de junho-agosto um artigo produzido por uma equipe de estudantes de Comunicação e coordenado pela OBORÉ. Do que temos ao que queremos: apontamentos da pesquisa com gestores e instâncias do controle social sobre a questão da comunicação nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo recupera o contexto, os caminhos e os resultados de uma pesquisa situacional realizada com gestores dos 42 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo e com 20 representantes das diversas instâncias de participação do controle social na saúde do trabalhador.
O objetivo do trabalho era reunir elementos que pudessem desenhar o quadro atual das atividades de comunicação desses Centros de Referência, apontando os seus principais eixos de atuação e os fatores que facilitam e dificultam sua comunicação e visibilidade social. Os resultados serviram de base para a formatação de atividades de formação em Comunicação e Saúde do Trabalhador a serem desenvolvidas durante este ano. As propostas visam fortalecer a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador dentro do Sistema Único de Saúde - SUS.
A pesquisa foi aplicada entre os meses de setembro e dezembro de 2007 pelos estudantes de Comunicação da USP: Pietra Guarnieri Carvalho, Ana Luiza Decloedt, Patrícia Golini e Vinícius Magnum Rocha. Foi coordenada pela mestre em Ciências da Comunicação e diretora da OBORÉ, Ana Luiza Zaniboni Gomes e supervisionada pelo Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho da ECA-USP, sob a orientação técnica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo.
A revista Anagrama é uma publicação trimestral que tem como objetivo discutir temas relacionados à mídia, imprensa e comunicação social a partir de uma ótica interdisciplinar. A principal meta é divulgar a produção acadêmica dos graduandos de qualquer área do conhecimento.
|