30/05/2008
No dia 9 de junho, o jornalista alagoano Audálio Dantas será homenageado pela maior cidade do país. Aos 79 anos, o vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) vai receber do vereador Eliseu Gabriel (PSB), na Câmara Municipal de São Paulo, o título de Cidadão Paulistano. A cerimônia acontecerá na segunda-feira (9), às 19h30, no Salão Nobre.
Audálio Dantas nasceu no interior de Alagoas, em oito de julho de 1929. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo à época do assassinato do jornalista Wladimir Herzog. Primeiro presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e deputado federal, atualmente Audálio é vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Iniciou sua carreira, como repórter, na Folha de S. Paulo (1954), passando depois pelas seguintes publicações: revistas O Cruzeiro (redator, chefe de reportagem), Quatro Rodas (editor de turismo, redator-chefe), Realidade (redator, editor), Manchete (chefe de redação) e Nova (editor).
Entre os trabalhos mais importantes que realizou como jornalista e escritor estão Quarto de Despejo, da favelada Carolina Maria de Jesus. Fez a compilação do diário que ela escreveu, na favela do Canindé, em São Paulo. O livro, lançado em 1960, foi um dos mais vendidos até hoje no Brasil e foi traduzido em 13 idiomas.
SERVIÇO
Entrega do título de Cidadão Paulistano ao jornalista Audálio Dantas
Dia 09/06, às 19h30
Local: Salão Nobre (8º andar), na Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista
Informações: (11) 3396-4403 |