Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Alterações climáticas, vacinação infantil, parto e diabetes no Plantão Saúde de junho

  29/05/2008

O Plantão Saúde deste mês aborda alguns temas que fazem parte do dia-a-dia das famílias brasileiras. Na pauta: mudanças climáticas, vacinação infantil, parto e diabetes. Não deixe de conferir esta série produzida especialmente para as 365 emissoras parceiras da Rede de Comunicadores pela Saúde.

No primeiro programa você vai saber de que maneira as mudanças no clima podem afetar a nossa vida. Isso porque na primeira semana de junho é comemorada a Semana Mundial do Meio Ambiente. Nada melhor, então, do que relacionar Saúde e Meio Ambiente. Em entrevista com o epidemiologista Sérgio Koifman, coordenador do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da Fiocruz, vamos esclarecer que a alteração climática, além dos danos noticiados nos jornais, também é responsável por grande parte das doenças respiratórias.

Junho também é um mês importante para quem tem filhos menores de 5 anos. Por isso, o segundo programa deste mês foi produzido especialmente para lembrar as famílias sobre a importância da vacinação contra a paralisia infantil. No dia 16 de junho será realizada a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil. Apesar de o vírus da poliomielite estar erradicado no Brasil desde o final da década de 1980, a vacinação contra a pólio é muito importante porque ainda existem países com casos da doença. Todos os postos de saúde do país estarão preparados para atender os pais e atualizar a carteira de vacinação das crianças. Não deixe de levar seu filho!

Outro assunto tratado neste mês é a forma como a maioria das brasileiras tem seus filhos. No início de maio, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, declarou que o Brasil enfrenta uma epidemia de partos cesarianas. Para reduzir o número de cesarianas desnecessárias, o Ministério fará uma campanha até 2010 para incentivar as mulheres a darem à luz por parto normal. Uma pesquisa realizada por faculdades de saúde revela que a maior parte das cesarianas foi combinada com antecedência entre a grávida e o médico. A ginecologista Lena Peres, do Ministério, vai esclarecer que a cesariana é uma cirurgia que provoca vários problemas de saúde tanto para a mãe, já que aumenta o risco de hemorragias, como para o bebê, que muitas vezes nasce com problemas respiratórios.

O Plantão Saúde de junho volta a tratar do diabetes, uma doença silenciosa responsável por cegueira, infarto e amputações de pernas e pés. Há uma entrevista com o endocrinologista Rogério Friedman, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Segundo ele, pelo menos metade dos diabéticos passa anos sem saber que são portadores da doença, que acomete 85% das pessoas obesas. O diabetes é uma doença crônica com a qual é possível conviver, desde que o paciente obedeça todas as recomendações médicas, como manter uma alimentação saudável, realizar atividade física e ter cuidados com os pés.

Ouça esses programas aqui.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online