27/05/2008
Nesta terça-feira (27), Ana Luisa Zaniboni Gomes, diretora da OBORÉ, participou de um seminário promovido pela Secretaria Municipal da Saúde para discutir práticas de comunicação para fortalecer o Programa de Controle da Tuberculose da Cidade de São Paulo.
Dados do Ministério da Saúde apontam que hoje, no Brasil, cerca de 80 mil novos casos de tuberculose são notificados por ano. Só na cidade de São Paulo são seis mil novos casos anualmente. Com números tão altos, a Coordenação de Vigilância em Saúde aposta na informação como um importante aliado para a identificação precoce da doença.
Nesse sentido, Ana Luisa falou sobre um tema já conhecido pela OBORÉ há nove anos: a construção de uma rede de comunicadores para saúde. A Rede de Comunicadores pela Saúde, da OBORÉ, é um projeto que conta com a eficácia do rádio e com o empenho dos radialistas na disseminação de assuntos ligados à prevenção e propõe-se a colaborar na formação desses comunicadores para o controle social das políticas de saúde orientadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
É uma rede voluntária de emissoras comerciais e comunitárias, em todo o Brasil, que se compromete a transmitir regularmente o Plantão Saúde - um programa de 8 minutos, semanal, criado em julho de 99 por inspiração e incentivo dos Drs. Adib Jatene e David Capistrano Filho, que desafiaram a equipe da OBORÉ a apontar ações na área da comunicação popular que pudessem contribuir na divulgação das políticas públicas de saúde e no fortalecimento dos princípios do SUS.
Os programas são divididos em dois blocos para facilitar a inserção de publicidade local e suas pautas privilegiam a prevenção e promoção da saúde, alinhando-se às campanhas regulares do Ministério da Saúde. Atualmente, as 365 emissoras parceiras da Rede cobrem, no conjunto, 4.131 municípios e alcançam algo em torno de 30 milhões de ouvintes.
Aos radialistas parceiros são reservadas vagas nas atividades de capacitação promovidas pelo Núcleo de Cursos da OBORÉ, especialmente nos encontros com profissionais da saúde. O projeto se completa com cursos sobre como falar com a imprensa para dirigentes e profissionais da área da saúde.
Participaram das mesas de debate:
Ana Luiza Zaniboni Gomes, Diretora da OBORÉ
Janine Miranda Cardoso, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde- Fiocruz
Naomi Komatsu, Coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose
Paulo Henrique de Souza, da Assessoria de Imprensa da SMS
Roberta Linnea Mª Aflalo, Subgerência de Promoção da Saúde
Roseli Tardelli, Editora Executiva da Agência de Notícias Aids
Vera Mª Neder Galesi, Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose
|