Domingo, 05 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  São Paulo vai ganhar monumento em homenagem à Revolução dos Cravos

  05/02/2001

O Centro Cultural 25 de Abril – CC25A – entidade voltada ao intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal, já deu início às atividades para a comemoração do 27º aniversário da Revolução dos Cravos que marcou, em 25 de abril de 1974, o fim da ditadura de Oliveira Salazar, em Portugal.

Nas comemorações deste ano, que começam no dia 25 de abril, estão previstos debates, exposições e encontros musicais com representantes dos países de língua portuguesa. O ponto alto dos festejos acontece no dia 28 de abril, com a inauguração do Monumento ao 25 de Abril, no Largo Mestre de Aviz, no Jardim Lusitânia. A peça é do escultor português José Aurélio.

A implantação do monumento tem o apoio da junta Metropolitana de Lisboa, Associação dos Municípios de Setúbal, Associação 25 de Abril, de Portugal, e CC25A.

Para anunciar as festividades e homenagear autoridades portuguesas que estavam em São Paulo na ocasião, o CC25A promoveu em sua sede, no último dia 3 de fevereiro, um almoço -Tertúlia Gastronômica – com a presença de mais de 60 pessoas.

Foram homenageados, o presidente da Câmara de Palmela e da Associação dos Municípios de Setúbal, Carlos de Souza, o escultor José Aurélio, e o coordenador dos Projetos Culturais de Palmela, Luiz Guerreiro.

Na ocasião, também foram anunciados os nomes dos estudantes de jornalismo, um do Brasil e outro de Portugal, que venceram o concurso “II Prêmio de Reportagem 25 de Abril” , lançado nas comemorações do ano passado.

De acordo com o regulamento do concurso, o estudante de Portugal cuja pauta apresentada foi a vencedora vem ao Brasil fazer sua reportagem e o do Brasil desenvolve a sua reportagem em Portugal.

A estudante vencedora em Portugal foi Maria João Borges dos Santos, do Instituto de Estudos Jornalísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O tema da sua reportagem é o papel do jornal Portugal Democrático, publicado em São Paulo, no combate à ditadura salazarista.

No Brasil, o vencedor foi o estudante da Universidade Católica de Santos, João Paulo Charleaux Roque. Ele vai a Portugal fazer uma reportagem sobre o atual modelo de gestão em municípios como Palmela e Setúbal a partir do fim da ditadura. Ambos terão 15 dias para fazer suas reportagens.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online