Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  28 de abril: Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

  25/04/2008

No mundo inteiro, o dia 28 de abril lembra o outro lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata. 

No Brasil, estimativas apontam a morte entre 10 e 15 mil trabalhadores todos os anos. Só o estado de São Paulo é responsável por um terço delas, ou seja, cinco mil trabalhadores. O mesmo que uma morte a cada hora e meia ou a queda de um Boeing a cada duas semanas. 

O estado também se destaca no número de doenças e acidentes no local de trabalho: 400 mil trabalhadores entre mutilados, doentes e acidentados. Isso significa um custo anual estimado em US$ 5 bilhões. 

Esses números foram apresentados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde de SP no XIV Encontro Estadual da RENAST - Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador, realizado entre 9 e 11 de abril em SP. [veja nota]    

Numa tentativa de dar visibilidade a esses dados, as Centrais Sindicais, sindicatos de trabalhadores e diversas entidades ligadas ao mundo do trabalho estão organizando na capital paulista uma série de atividades para conscientizar e mobilizar a população. A idéia é mostrar que este é um problema de saúde pública e sensibilizar os meios de comunicação e a sociedade civil para que coloquem os temas relacionados à Saúde do Trabalhador na sua agenda diária.

Para colaborar na promoção das atividades que  acontecerão nesta data, a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) oferece um cartaz para divulgar o ato do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho que acontecerá nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, no dia 28 de abril, segunda-feira, das 11 horas às 14 horas. 

Para baixar o arquivo em alta resolução, clique aqui.

O cartaz gerou também um vídeo que foi produzido pela Agência Sindical para ampliar a divulgação e participação da sociedade no Ato do Teatro Municipal de São Paulo. Veja o material e ajude a distribuir.


Você sabe por que a escolha do dia 28 de abril?

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Liderando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho em 2003.

A data, no entanto, extrapola o caráter reflexivo acerca dos acidentes e doenças no trabalho. Representa também, e principalmente, o compromisso com ações pela melhoria constante dos ambientes de trabalho.

Centrais Sindicais
 
As Centrais Sindicais também têm se mobilizado para que os problemas vividos pelos trabalhadores ganhem destaque entre as discussões do próprio movimento sindical. Desde janeiro, OBORÉ e Agência Sindical, vêm articulando encontros com as Centrais para trazer à tona a realidade dos trabalhadores brasileiros. A partir desse trabalho, representantes das seis centrais sindicais estão se mobilizando para enfrentar a tragédia continuada das doenças, mutilações e mortes nos ambientes de trabalho do estado de São Paulo. O resultado dessa articulação se dará nas atividades programadas pelas Centrais para o dia 28 de abril.

O cartaz ao lado é fruto dessa união e símbolo da luta do movimento sindical contra o elevado número de morte de trabalhadores. Clique na imagem para ampliá-la. 




Confira a programação organizada pelas Centrais Sindicais:

28 de abril - Praça Ramos de Azevedo em frente ao Teatro Municipal 

09h00 as 16h00 
• Show musical
• Panfletagem
• Coleta de assinaturas do abaixo assinado pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários
• Participação dos representantes das centrais sindicais, autoridades públicas e convidados

11h00 as 14h00
• Ato público

19h00
• Ato Solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
• Participação: centrais sindicais, representantes do poder público,  parlamentares e convidados

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online