|
10/04/2008
A quatro sábados do término do curso, os estudantes do projeto Correspondentes da Cidadania tiveram, no dia 5 de abril, o radialista da Rádio Globo Marcus Aurélio Carvalho como professor convidado. Após uma rápida reunião de pauta em que os jovens repórteres ficaram encarregados de apurarem pautas da comunidade, Marcus Aurélio assumiu o comando da aula. Ele reforçou conceitos que ainda geravam dúvidas entre os estudantes. Entre eles, a identificação da notícia e a hierarquia interna de um noticiário.
Com dinamismo, Marcus Aurélio envolveu os alunos narrando sua experiência pessoal com o rádio e o ensino do jornalismo popular – trabalho realizado por ele na organização não-governamental União e Inclusão em Redes de Rádio (Unirr) desde 1995.
Contou como desenvolveu uma relação especial com o rádio, sua principal fonte de contato com o mundo – uma vez que tem apenas 10% de visão no olho esquerdo. Foram feitos dois exercícios com os estudantes. No primeiro, eles tiveram que organizar uma série de acontecimentos fictícios de acordo com a ordem de importância para o noticiário. No segundo, cada aluno teve de defender a pauta escolhida anteriormente simulando uma edição coletiva.
Ao final da aula, Marcus Aurélio declarou à coordenação pedagógica do curso que a turma do Correspondentes da Cidadania era “excepcionalmente sagaz”.
|
|