07/04/2008
Na tarde desta segunda-feira (7), representantes de quatro das seis Centrais Sindicais se reuniram na Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecesp) para discutir formas de contribuição na divulgação de dados e informações sobre saúde do trabalhador.
A idéia é que as Centrais se unam para enfrentar a tragédia continuada das doenças, mutilações e mortes nos ambientes de trabalho no Estado de São Paulo, onde cerca de cinco mil trabalhadores morrem todos os anos.
Como instrumento dessa luta, a proposta que surgiu é que as Centrais tenham um programa semanal no Canal Comunitário sobre saúde do trabalhador. Há aproximadamente um ano, a Agência Sindical e a OBORÉ se aliaram para buscar um espaço permanente no Canal Comunitário para produzir um programa sobre saúde do trabalhador. Agora, esse projeto tomou nova forma e passou então a ser um projeto das Centrais, que além de ser veiculado pelo Canal, poderia também ser reproduzido pelos sindicatos das mais variadas formas.
Robson Gazzola, da Fecesp, comprometeu-se em apresentar um projeto fechado para as Centrais – com custos, data e horário de veiculação – no XIV Encontro Estadual RENAST/SP, que começa na próxima quarta-feira (9). Se as Centrais Sindicais estiverem de acordo com a proposta, a idéia é que o primeiro programa seja veiculado no dia 28 de abril – Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.
Na ocasião, foi apresentada ainda uma sugestão de cartaz - oferecida pela Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) - às Centrais Sindicais para divulgação do ato que acontecerá nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo no dia 28 de abril. O material, criado pela OBORÉ, é uma contribuição da Fepesp para as manifestações que acontecerão no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Veja abaixo o cartaz (clique na imagem para aumentar). Para baixar o arquivo em alta resolução, clique aqui.
Estavam na reunião:
Flávio Godói, CTB
Arnaldo Gonçalves, Força Sindical
Luizinho, Força Sindical
Sérgio Gomes, OBORÉ
Ana Luiza Decloedt, OBORÉ
Robson Gazzola, Fecesp
Jorge Venâncio, CGTB
Chico Bezerra, Nova Central
Oswaldo Bueno, Movimento Luto e Luta
Aparecida S., Movimento Luto e Luta
Ildenor S., Movimento Luto e Luta
Dayane Santos. Agência Sindical |